segunda-feira, 27 de maio de 2013

Afirmações positivas

Quais são as dificuldades na conhecida técnica das afirmações positivas?
E como podemos contornar essas dificuldades?

quinta-feira, 23 de maio de 2013

"Significado", o mais importante nas nossas vidas

Se há algo que falta à PNL é um método que nos facilite a descoberta dos “verdadeiros” e significativos objetivos da nossa vida.

Em PNL, como em coaching, começa-se em geral por encontrar o caminho ideal para realizar os nossos objetivos. Claro que já se descobriu há muito que a maioria das pessoas não sabem bem o que querem ou se iludem a si mesmas. Foi assim que têm sido introduzidas técnicas soft como a “roda da vida” e semelhantes.

Sejamos honestos e façamos esta pergunta a nós próprios: - Quais são os maiores e mais significativos objetivos da minha vida?
 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

O túnel, uma terapia muito breve

O túnel existe, ninguém pode escapar ao túnel.

 Só existem dois únicos problemas com o túnel que afinal se resumem no mesmo. 

O primeiro problema é o esforço que se possa fazer para evitá-lo.

Quanto mais o tentarmos evitar mais depararemos com a sua presença. E não só. Mais ele se tornará tenebroso aos nossos olhos.
Habituámo-nos a evitar ou realizar as coisas pelo esforço e conseguem-se muitos resultados de natureza física por esse caminho. Com as emoções negativas, cada esforço para as evitar ou tentar sair delas resulta num crescimento da emoção.


Pode ler o resto da técnica em:
http://www.pnl-portugal.com/o-tunel-uma-terapia-muito-breve/

sexta-feira, 17 de maio de 2013

PNL, Arte e Realidade

Como se relacionam?
 
Como encontrar o equilíbrio?
Como é que a PNL pode criar o link entre Arte e Realidade?
 
Qual o nosso papel?
 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Valores

Porque fazemos o que fazemos? Porque tomamos ou não uma determinada decisão? Porque entramos em conflito connosco ou com os outros? Porque aprendemos facilmente um assunto e noutro temos dificuldade? Porque nos sentimos bem ou mal numa determinada situação ou contexto? O que nos motiva?

Tudo isto tem a ver com motores inconscientes. Embora demos muita importância à racionalidade, são estes motores inconscientes que determinam os nossos atos, as sensações e as escolhas sem que, na maioria das vezes, tenhamos a mínima consciência do que está a acontecer. Estes motores são os nossos Valores. São os Valores que dão significado às nossas vidas ou nos podem criar grandes dificuldades.

Valores são nominalismos
A origem dos valores
Hierarquias
Dilemas
Afastamanto e aproximação
Solução de problemas com valores
Significado de vida
Descubra os seus próprios valores
A verdade

Consulte a totalidade da revista em: http://pnl-portugal.com/valores-maio-2013/

terça-feira, 7 de maio de 2013

Como conheci a PNL


Este foi o meu primeiro contacto com a PNL. E que contacto!

Esta minha história começa, já vai a caminho de vinte anos atrás, numa agradável estância balnear no Mar do Norte, Egmond aan de Zee (Egmond à beira Mar) – um daqueles lugares que seja verão ou Inverno, faça sol ou chuva, somos invadidos por aquela sensação interior conhecida por “estar de férias”. Egmond fazia parte dos meus passeios habituais de bicicleta, na Holanda do Norte, a uns 30 quilómetros de Amesterdão. São quilómetros de dunas e floresta tranquila, uma reserva natural de infiltração de águas ecologicamente protegida,

Congruente com as minhas preferências na altura, era meu hábito começar sempre pela pequena livraria da terra, à esquina da principal entrada para a praia, cercada de lojas de moda e desporto, cafés, esplanadas, casas de crepes, restaurantes. E o cheiro a peixe frito, o reclame dos célebres mexilhões da Zelândia, o arengue cru…

Havia muita vida, som e cor, às vezes música e um mercado. Uma, azáfama e ao mesmo tempo uma calma que me impressionava muito ao comparar com o que experimento pessoalmente como sendo uma certa agitação, externa e interna, em outras estâncias balneares que conheço fora da Holanda.
É uma tranquilidade holandesa de saborear prazer, sobretudo naqueles poucos e imprevistos dias de sol nos países baixos onde a terra foi conquistada às águas.

Na livraria, a minha ex, que me conhecia muito bem e, não tendo certamente em conta as consequências do seu conselho, indicou-me um livro que estava em promoção, um livro com uma fotografia de um tipo estranho na capa e com um título ainda mais estranho, qualquer coisa como “Tsjakkaa...

(para ler o resto do artigo, clique: http://pnl-portugal.com/como-conheci-a-pnl/ )