quarta-feira, 30 de novembro de 2011

REVISTA PNL-PORTUGAL (DEZEMBRO): Sobre O Panorama Social

PNL-Portugal (José Figueira)
Associado ao Instituto Holandês NTI NLP (ligado ao International Network for Humanistic Neuro-Linguistic Psychology), obedece aos critérios da ABNLP
Membro da Guilda Holandesa e Portuguesa de trainers de PNL
Autorizado pela Associação Holandesa de PNL a credenciar Practitioners, Masters e Trainers
Ligado ao Panorama Social (International Laboratory for Mental Space Research)
Alumni da Universidade de Amesterdão, secção, ciências sociais, ciência da mudança, "andragologia"

REVISTA MENSAL 12-2011, Dezembro

TEMA DO MÊS: O PANORAMA SOCIAL

Apresentamos desta vez um instrumento, o Panorama Social, que nos permite diretamente ajudar a transformar o mapa inconsciente das pessoas sobre os seus aspetos relacionais (consigo e com o mundo), através de “deslocações” dos ficheiros de informação sobre si e sobre os outros. Qualquer deslocação influencia inevitavelmente o significado do conteúdo do ficheiro.
Central está a ideia de que construímos o nosso lugar no mundo de forma inconsciente e daí continuarmos a ser quem nós somos, mesmo que queiramos ser diferentes e fazer diferente. No Panorama Social tomamos, em primeiro lugar, consciência dessas localizações mentais para, a partir daí, encontrarmos localizações mais adequadas.
Isso é possível porque concebemos as nossas relações sociais como construções cognitivas num espaço mental onde colocamos os outros numa determinada localização. Este posicionamento é determinante para a qualidade das nossas relações. Enquanto não modificarmos o nosso “lugar” e o “lugar” dos outros no nosso panorama mental, continuaremos a sentir e agir da mesma maneira, de forma automática.


O que é o Panorama Social?

É uma espécie de geografia da mente povoada de construções mentais que formam a maneira como filtramos a realidade social. O “Eu” ocupa o centro e todas as nossas relações com o mundo estão diretamente dependentes da nossa localização (mental) em relação aos outros. Estes “Outros” podem ser indivíduos, grupos, animais, espíritos, organizações, países, metáforas…
Ao espaço mental onde representamos o mundo, chamamos o “panorama social”. Aos diversos ficheiros de informação sobre nós e os outros, damos o nome de “personificações”.
A nossa compreensão do mundo, o nosso estado emocional e os nossos produtos mentais e físicos, são o resultado direto das perspetivas mentais definidas essencialmente em termos de localizações, distâncias, tamanhos e direção do olhar. (http://www.youtube.com/watch?v=TBH0gJ8xZRk).


Relação Panorama Social e PNL

Trata-se de moderna PNL, ao mais alto nível, em pleno crescimento teórico e prático. O modelo baseia-se nos mesmos princípios em que todo o edifício da Programação NeuroLinguística assenta: - criamos uma representação do mundo com base em filtros que são o resultado da nossa história pessoal e é essa representação que vai determinar os nossos estados e reações ao mundo. A transformação ocorre a partir da transformação de submodalidades sensoriais (localização, cor, tamanho, distância…) e recursos (confiança, paz, afeto, coragem, humor, energia…). São empregues todas as técnicas da PNL, muitas vezes elas mesmas modeladas, quer dizer, usadas ainda de forma mais simples e eficiente.


Para que serve o Panorama Social?

O Panorama Social http://www.socialpanorama.com/international/), apoiando-se fortemente na psicologia social e cognitiva, é usado como instrumento de diagnóstico psíquico e social e é empregue no tratamento pessoal e relações sociais onde se manifestam temas como amor, ódio, desigualdade, poder, identificação, ciúme, luta, etc.
Abordam-se as relações, não só as relações com os outros, mas essencialmente, e como ponto de partida, as relações connosco, a sensação que temos de nós e a nossa auto imagem. Tratam-se as relações com os outros, tanto individualmente como com grupos, teambuilding, relações dentro da organização e processos de negociação e dinâmica de grupos. Um importante tema são as relações de autoridade, poder e submissão. Sempre excitante, e às vezes picante, é a exploração das relações amorosas na nossa mente. Como as relações familiares são o pilar onde assenta a nossa personalidade, trabalha-se então com a relação do panorama de infância com a nossa personalidade atual; neste campo, o Panorama Social já é considerado, por vezes, como alternativa e complemento das constelações familiares. Também é tratada a relação do individuo com o mundo espiritual e entes falecidos.


O autor, Dr.Lucas Derks

Lucas Derks, é psicólogo social de origem holandesa, trainer de PNL, artista plástico, montanhista, investigador e autor.
Está ativamente ocupado com a PNL desde 1983. A partir de 1993, com base na hipnoterapia e PNL, cria o "Panorama Social", novas formas para analisar e transformar a experiência social subjetiva. Neste momento há já inúmeros especialistas em psicoterapia e coaching reconhecidos como “consultores” do Panorama Social espalhados pelo mundo. Lucas dá cursos na Holanda,
Portugal (a partir de 2006), Bélgica, França, Alemanha, Finlândia, Brasil, Sérvia, Hong Kong, Rússia, Itália, Áustria, Croácia, Polónia, Grécia, Suriname, Hungria, Malta e Nova Zelândia.
O Panorama Social tem cada vez mais adeptos, sobretudo depois da publicação em inglês - “Social Panoramas; Changing the Unconscious Landscape with NLP and Psychotherapy “, Crown House Publishing. O livro, em Português do Brasil, de difícil aquisição em Portugal, foi traduzido com o título: “Panorama Social, dinâmica interior dos relacionamentos humanos”, IDPH ,Editora e Livraria Lda, Campinas, S. Paulo.


O ILMSR

Muitos pnlianos em todo o mundo têm vindo a contribuir para o desenvolvimento deste modelo. O trabalho científico de investigação tem sido apoiado, de forma mais sistemática, pelo “International Laboratory for Mental Space Research”, fundado em 2003 (http://www.mentalspaceresearch.com).
Os principais investigadores, ao lado de Lucas Derks, são: Wolfgang Walker, psicólogo clínico que aplica em Berlim o Panorama Social com utentes da psiquiatria e Walter Otto Oetsch, professor de economia e história da cultura na Johannes Kepler University of Linz na Áustria, impulsionador do emprego do Panorama Social na política.
O fim é juntar as recentes descobertas da linguística cognitiva, prática psicoterapêutica e estudos da história da cultura, com vistas a fundamentar, desenvolver teoricamente e inovar, o modelo de intervenção com o Panorama Social nos processos pessoais de transformação e desenvolvimento, na psicoterapia e em processos socioculturais (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rop-L5WIIhk).


A quem se destina

O curso para “consultores” está automaticamente aberto para todas as pessoas na posse minimal de um certificado oficial como practitioner em PNL. Também é acessível a pessoas com formação tal como psicologia clínica ou social, psicoterapia, hipnoterapia, coaching, mediadores, ou pessoas ativas na política. No caso de dúvida, é entrar em contacto. Claro que o curso pode ser frequentado no quadro de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal desde que se possuam os conhecimentos básicos de PNL equivalentes ao nível de practitioner. Psicólogos, (hipno)terapeutas, psicoterapeutas, mediadores, etc, que não possuam conhecimentos de PNL, são aconselhados a seguirem, pelo menos, um curso de iniciação à PNL e a lerem introduções sobre o assunto.


O programa para “consultores”

É um curso de cinco dias, misto de teoria, terapia individual, trabalho de coaching e aplicação em teams, em que são abordados todos os temas do Panorama Social: a melhoria de toda a espécie de relações, entre as quais as relações íntimas, terapia de luto, mediação de conflitos e experiência subjetiva no exerço de poder político; dominância e repressão; o conceito de si e a auto imagem, identificação, crenças sociais, entidades espirituais; problemas de personalidade, raízes familiares, sexualidade, etc.
Como construímos o lugar que ocupamos na realidade social e como o podemos reconstruir? – é a pergunta.
A certificação como “consulente” só é concedida pelo Dr. Lucas Derks, após aprovação de um relatório completo sobre uma intervenção em que é usada a técnica completa do Panorama Familiar.


O 4º Curso para consultores em Portugal
Pela 4ª vez teremos o privilégio de ter o Dr. Lucas Derks em Portugal, um dos grandes nomes da PNL no mundo. Todos os que já frequentaram os cursos anteriores, ainda têm na memória o seu humor, sensibilidade, aprofundado conhecimento da PNL e das ciências que a sustentam, os seus fundamentos teóricos e científicos, a sua criatividade, os “cartoons” artísticos empregues na sua exposição do assunto e a genialidade, fruto de anos de investigação e experiência, manifesta nas demonstrações das diversas técnicas.

O curso de 5 dias, para consultores do Panorama Social, terá lugar em Carcavelos, de 21 a 25 de Março.


Outros programas

Programas de PNL, com José Figueira
Iniciação à PNL - 28 e 29 de Janeiro
Practitioner - em 16 dias, 4 blocos (das 09.00 às 19.00 horas, fora os trabalhos extra), a partir de Janeiro
Master Practitioner - em 21 dias, a partir de Janeiro de 2012
Consultas individuais

 
 
INFORMAÇÃO E INSCRIÇÕES
descobrir.pnl@gmail.com, 965542777 / 918541233







José Figueira

- Formação em drama, pedagogia do teatro e encenação, pela Escola de Altos Estudos de Teatro de Amesterdão
- Licenciatura em Ciências Sociais e Humanas (Andragogia), com psicologia, sociologia e filosofia como disciplinas complementares, pela Universidade de Amesterdão
- Masterpractitioner e Trainer certificado pelo NTI NLP, centro holandês  associado ao International Network for Humanistic Neuro-Linguistic Psychology
- Social Panorama Consultant, representante do "Social Panorama" em Portugal (International Laboratory for Mental Space Research)
- Investigador nos campos da PNL e Mindfulness
- Trabalhou mais de 10 anos em coaching, formação e reintegração social, a cargo da C.M. de Amesterdão, do Serviço Social e do Ministério do Trabalho na Holanda
- Foi director de uma Escola Técnica de Ofícios e Formação para reintegração social na Holanda (ROC, Amsterdam)
- Dá cursos associado ao NTI NLP, em Limmen, Holanda
- Membro da Guilda Holandesa de trainers, assina o código ético da Guilda e compromete-se com a Guilda, com formação profissional permanente
- Membro da Associação Holandesa de PNL (NVNLP reconhecida pela EANLP). José Figueira é reconhecido individulmente como trainer e como Instituto habilitado a formar practitioners, masters e trainers.
Membro do circulo Alumni da Universidade de Amesterdão

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Workshop "Mindfulness e PNL"

SATI
oservar, frente a frente com
o que se apresenta, alerta,
consciência
Teve lugar este fim-de-semana no Estoril mais um “workshop”. sobre Mindfulness e PNL . Estavam presentes diversas pessoas com certificação  practitioner e Master practitioner, o que permitiu uma troca enriquecedora de ideias sobre a combinação PNL e Mindfulness.

Foram praticados os exercícios essências desenvolvidos originalmente no MBSR -Mindfulness Based Stress Reduction , do Dr. Jon Kabat-Zinn. Foram afloradas as possibilidades no seu emprego como prevenção da depressão (MBCT – Mindfulness Based Cognitive Therapy) e na maneira de lidar com a dor (Act – Acceptance en Commitment Therapy), Foi comunicado também por uma participante sobre o que já está a acontecer em Portugal com o emprego de mindfulness no campo da educação.

Para além das vantagens práticas conhecidas de Mindfulness, tratou-se qui, sobretudo, da  complementaridade de Mindfulness e PNL. Foram apontadas as enormes possibilidades que “a atenção plena no momento atual de forma intencional e sem julgamentos” pode ter no aumento da acuidade sensorial e da consciência e libertação dos filtros que omitem, distorcem e generalizam a informação. Foi largamente comentado o conceito “consciência consciente “ de Eckhart Tolle como uma fase de aprendizagem e transformação que vai além da “inconsciência competente” das fases clássicas de aprendizagem em PNL. Deu-se uma atenção muito especial às subtilezas, às vezes, pouco compreendidas, dos pressupostos sobre a transformação em PNL: ecologia, aceitação do que é como ponto de partida (qualquer luta, seja com o exterior, seja dentro de nós, é uma causa perdida para ambas as partes), associação e dissociação e a libertação de recursos, entre os quais os recursos considerados dos mais potentes em PNL, os estados essenciais.
E muito mais.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Falhanço é sucesso a fazer o aquecimento

Amy Tan (enviado de Antuérpia, para Pensamento do Dia

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

As orações de sufi Bayazid

 O Sufi Bayazid conta-nos o seguinte:
"Na juventude era um revolucionário e rezava assim:

'Dai-me energia, ó Deus, para mudar o mundo!'
Ao chegar à meia-idade, notei que metade da vida já passara sem que eu tivesse mudado homem algum.
Então, mudei a minha oração, dizendo a Deus:

'Dai-me a graça, Senhor, de transformar os que vivem comigo dia a dia, como a minha família e os meus amigos; com isso já ficarei satisfeito'
Agora que sou velho e tenho os dias contados, percebo bem quanto fui tolo rezando assim.
A minha oração, agora, é apenas esta:

'Dai-me a graça, Senhor, de mudar a mim mesmo'
Se eu tivesse rezado assim, desde o princípio, não teria esbanjado a minha vida." 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

As três características de um coach excelente (O coach preguiçoso nas empresas)

Quais as características que distinguem um coach excelente do resto?

1. O coach fica muito feliz quando o líder da empresa ou organização abre a sua caixinha das desculpas para justificar as tarefas não realizadas. Uma desculpa é um sinal de que alguém indica que não está em estado de fazer qualquer coisa. É então que se abre a porta para o coaching. O coach escuta as razões sem fazer nada.

2. Um coach excelente  mantém sua boca calada, escuta e depois faz perguntas sobre lacunas de informação, sobre “verdades” não provadas, suposições, confrontando o líder com o seu processo de pensamento. Ainda a palavra coaching não existia, já existia Sócrates. O fim é que o chefe ou outro colaborador da empresa pense e encontre ele as soluções.

3. Um coach excelente é preguiçoso. Faz unicamente perguntas que possam levar o líder, o chefe, o colaborador da empresa, a um plano de acção e nunca deve cair na cilada de ajudar, mesmo que o suor corra pelas faces do seu cliente. Preguiça e paciência são os traços gerais de um coach excelente para assim poder fazer perguntas que levem à reflexão.

adaptado de Jacco van den Berg, Training en advies, Holanda
“É preciso esvaziarmo-nos para nos podermos encher de novo, como diz Krishnamurti. Uma taça é útil apenas quando se encontra vazia. Não faz qualquer sentido uma taça cheia porque assim nada lhe podemos acrescentar. É preciso aprender a esvaziar-se para poder dar.

Esta é a nossa vida. Teremos de aprender a desfazer-nos do conteúdo da taça para poder enchê-la de novo. A nossa vida torna-se mais rica de cada vez que enchemos a taça, mas também quando a esvaziamos, porque, quando o fazemos, estamos a abrir a possibilidade de a encher de novo…”

Jorge Bucay
(enviado por M. Obrigado!)

Mais, mais e mais e muito mais…

Tanto quanto se sabe
nenhum pássaro  tentou construir mais ninhos que o seu vizinho.

Nenhuma raposa se aborreceu por ter
apenas uma toca para se esconder.

Nenhum esquilo morreu de ansiedade
pelo facto de não ter o suprimento
para dois invernos em lugar de um.

E nenhum cachorro perdeu o sono
por não ter ossos suficientes para anos futuros.

(tirado de um Power Point a circular na net)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Algumas vantagens em combinar PNL e Mindfulness

1. O princípio mais básico em PNL tem a sua origem na semântica geral de Korzybski (1879-1950): “O mapa não é o território”. Podemos deduzir daqui que o mundo é o que imaginamos que é. O problema  é que acabamos por acreditar nas nossas próprias construções mentais. Já Buda dizia o mesmo e práticas milenares de meditação têm como fim, de forma prática, ajudar-nos concretamente a não levarmos a sério as nossas fantasias sobre nós e o mundo. Mindfulness é uma técnica e atitude para auto-consciencialização contínua.

2. Cada vez se torna mais evidente no mundo da PNL uma nova formulação de um princípio antigo: “É o que é, as coisas são como são”. Ora a maioria das pessoas luta contra aquilo que é, e chegam à PNL para resolver isso (libertar-se da dor, medo, insegurança, solidão…). Assim esquecem outro princípio básico: “o sistema nervoso central não conhece negações”. A consequência é que quanto mais se luta contra aquilo que se não quer, mais o recebemos de presente. Mindfulness é o primeiro passo na aceitação das coisas como elas são (o que não é resignação), é sim um break com a maneira tradicional de reagir automática e abertura a novas possibilidades.

3. “Conduzir o autocarro da nossa vida”, o obectivo nº 1 da PNL, exige uma reviravolta na nossa maneira de pensar, sentir e agir. Significa “consciência consciente”. Um grau cada vez maior de consciência consciente de nós e do mundo só pode ocorrer a partir da paragem do nosso “piloto automático” quer dizer, da interacção automática e inconsciente entre o diálogo interno, os estados emocionais e a reacção comportamental. Mindfulness torna consciente este processo e apazigua-o.

4. Embora não seja directamente o objectivo da Mindfulness, o certo é que através da prática são libertos recursos tradicionalmente considerados de natureza espiritual: amor, serenidade, sensação de plenitude… Estes recursos são o que em PNL se chamam “estados essenciais” e são vistos como os recursos mais poderosos que podemos ter ao nosso serviço.

26 e 27 de Novembro, das 10.00 às 18.00 horas, no Estoril (descobrir.pnl@gmail.com , 965542777, 918541233).

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sonhe!
Deseje!
Faça!

(enviado por um turista holandês, encontrado num muro, no sul da França)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Iniciação à PNL, uma introdução diferente

"Atingir mais de forma mais fácil"... e ser feliz e viver em paz consigo... mesmo que se não atinja o que se quer, é este o meu lema básico nos meus cursos de PNL, especificamento no curso de iniciação de dois dias.
Falo do que acho que está por detrás daquilo que se conta muitas vezes sobre a PNL para que percebamos as estruturas que nos movem e para que não lutemos contra elas, mas que nos ajustemos e caminhemos no caminho da paz conseguindo mais, ou não, mas com a consciência tranquila de que seguimos em frente...
 
Eu vou fazendo o meu trajecto também, ensinando e vivenciando, cada vez mais, o âmago das ferramentas, consciente que não há respostas nem pílulas absolutas mas, a cada passo, indo ficando impressionado com as pérolas escondidas em cada técnica. Quanto mais deixam de ser simplesmente técnicas e nos apercebemos da sabedoria escondida, melhor funcionam.
 
(inscrições para o evento a 12 e 13  de Novembro no Estoril,  só através de descobrir.pnl@gmail.com , 965542777, 918541233) 

“Intervisão”

A “Intervisão”, uma metodologia empregue em trabalho de equipa e que se distingue claramente da supervisão, é um termo que os Masterspractitioners conhecem dos meus cursos e que serve para definir uma situação de auto-aprendizagem dentro de um grupo. Acontece geralmente quando saio da minha cadeira de formador e tomo lugar no círculo.
É uma forma de consulta entre pessoas ocupadas no mesmo ramo com o fim de obterem uma melhoria profissional contínua. É também o segredo da empresa ou organização moderna que faz da auto-aprendizagem o alicerce do seu crescimento.

Na “intervisão” não existem hierarquias.

Um membro do grupo de especialistas (neste caso em coaching ou terapia), apresenta um casus pessoal ou de alguém com quem está trabalhando na vida profissional ou particular. O fim é, num ambiente de segurança, obter novos conhecimentos e alternativas de acção resultante dos pontos de vista dos colegas.

Para todas as pessoas que fizerem comigo o Masterpractitioner e o Trainerstraining, encontro-me disponível para as ajudar a desenvolver este método da “intervisão”, o método mais barato e mais eficiente que conheço para auto-crescimento, aprendizagem, aumento constante qualitativo do seu profissionalismo.

Para além das vantagens financeiras, outra grande vantagem é a independência e augto-responsabilização da equipa pelo seu próprio desenvolvimento e a responsabilização de todos os membros da equipa pela realização não só da equipa, mas também pela sua contribuição para o crescimentos dos membros individualmente. Pode estar na base de um novo paradigma para o funcionamento da sociedade do futuro.

Coaching com a ajuda de cartas

Muito um breve organizarei novamente   uma sessão, à noite, com o ’Nano Tech Power Deck’.
Trata-se de coaching e terapia com carácter de jogo em que é utilizado um baralho de cartas criado segundo o modelo de transformação da PNL. Trabalha-se com um  tema , objectivo, problema, recurso, como princípio orientador.
No jogo  estão presentes princípios do oráculo tal como nos chegaram dos celtas, gregos e da cultura germânica. As cartas indicam depois técnicas de PNL a empregar no momento e a sessão acaba, como é normal em PNL, com um futuro pace.
Esperamos a chegada dos primeiros baralhos a Portugal.

Segundo Einstein:

O verdadeiro valor do ser humano é determinado,
em primeiro lugar,
 pela medida e sentido
em que tenha atingido a libertação do ego.

Albert Einstein
The World As I Se It

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que nos propomos

PNL não é simplesmente uma colecção de ferramentas que se possam aplicar levianamente para alcançar o “sucesso”, nem mais uma forma de pensamento positivo e promessas fáceis de alcançar excelência, nem algo que se possa transmitir depois de ser ter lido uns livros e de se ter feito um dos cursos básicos…

Depois de uma experiência de cerca de 12 anos a dar cursos de PNL, ainda me sinto constrangido na responsabilidade interna que me propuz . Transmitir todas as potencialidades e perspectivas desta metodologia que acabou por ultrapassar, de longe, os sonhos dos seus autores,  parece-me sempre uma tarefa quase impossível.

No entanto é isso que me proponho nos meus cursos, seja numa introdução, num  practitioner, master, trainerstraining ou numa aplicação específica. Sobretudo, não ficar por conhecimentos à superfície mas perceber as estruturas profundas do funcionamento da mente e como as ferramentas da PNL podem ser úteis tendo em conta leis naturais que vão além da nossa vontade consciente. É aí precisamente que a PNL faz a diferença.  Ter a ilusão que o “pensamento positivo” e um “querer” consciente são suficientes para se conseguir o que se quer, revela certa inocência. A cultura vigente  que aclama a mente consciente como o supremo bem humano, pode vangloraiar-se das tragédias globais, naturais, sociais e humanas  a que chegámos.

É necessário um novo paradigma que ponha a mente consciente no devido lugar, um paradigma que respeite e encontre uma nova forma de lidar com a mente inconsciente, que conduza a um verdadeiro bem-estar interior e que tenha em conta o respeito pela raça humana e pela ecologia universal.

Âncoras...

M. pergunta (no grupo de PNL do facebook):
- O que acontece quando uma âncora importante se parte? O que fazer?
Possível resposta:
- Então é que o oceano se torna verdadeiramente num mar de direcções infinitas e inúmeras possibilidades. As âncoras são para isso, para mais tarde não virmos a precisar mais delas.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O “Panorama Social” nas nossa mentes

O modelo “Panorama Social” é um instrumento da psicologia social e cognitiva com o qual podemos ajudar pessoas a transformarem o seu mapa inconsciente da sua realidade relacional.
Dr. Lucas Derks, o autor do Panorama Social,
desenvolveu a ligação entre o espaço mental
e o comportamento social
Em Março virá pela terceira vez a Portugal o Dr. Lucas Derks para dar um curso de 5 dias sobre o seu “Panorama Social”. Lucas Derks é formado em Psicologia Social e tem sido muito influenciado nos últimos tempos por correntes da Psicologia Cognitiva e sistémica (http://www.socialpanorama.com/international/)

Contribuem neste momento para o desenvolvimento do Panorama Social, Wolfgang Walker, psicólogio clínico que está a aplicar estas técnicas num hospital psiquiátrico em Berlim e Walter Otto Oetsch, professor de economia e história da cultura na Johannes Kepler University of Linz, na Austria (http://www.mentalspaceresearch.com/)

Dr. Wolfgang Walker, o impulsionador da aplicação
do Panorama Social em psiquiatria
no Instituto NLP- Berlin-Brandenburg
O Panorama Social (entrevista durante o último curso em Portugal: http://www.youtube.com/watch?v=TBH0gJ8xZRk) parte do princípio que a nossa vivência e relações com o mundo são o resultado directo da forma como organizamos essas relações na nossa mente (relações entre “personificações” de mim, dos outros, de grupos, de animais, de metáforas). A resolução de problemas, conflitos e melhoria de relações connosco e com os outros é feita através de deslocações no espaço mental do indivíduo.

Prof. Dr. Walter Ötsch da de Johannes Keppler Universiteit
em Linz, Áustria, o impulsionador
da aplicação do Panorama Social na política
O terceiro curso para consultores do Panorama Social, em Portugal, terá lugar de 21 a 25 de Março em Carcavelos. É destinado a pessoas na posse de um certificado oficial de practitioner em PNL que obedeça aos critérios em vigor. Também está aberto a mediadores, psicólogos, (hipno)terapeutas. Neste caso é aconselhável alguns conhecimentos de PNL.

Inscrições a preço reduzido até 31 de Dezembro (descobrir.pnl@gmail.com965542777, 918541233)

sábado, 5 de novembro de 2011

Mundos Interiores

http://www.artelista.com/en/artwork/3437789121996441-mundosinteriores.html
Não saias da tua casa para ver as flores.
Meu amigo, não te dês a esse trabalho.
Dentro do teu corpo há flores.
Uma flor tem mil pétalas.
É um sítio bom para te sentares.
Aí sentado terás uma visão de beleza
dentro do corpo e fora dele,
antes de jardins e depois de jardins.

Kabir


Ao habitarmos dentro de nós mesmos por períodos mais longos, acabamos por saber algo sobre a pobreza de estar sempre a olhar para fora de nós à procura da felicidade, da compreensão e da sabedoria. Não é que Deus, o nosso meio ambiente e as outras pessoas não nos possam ajudar a ser felizes ou a encontrar a satisfação. A questão é que a nossa felicidade, a nossa satisfação e a nossa compreensão, mesmo de Deus, não será mais profunda que a nossa capacidade de nos conhecermos interiormente, encontrar o mundo exterior a partir do conforto íntimo que advém de nos sentirmos em casa na nossa própria pele, a partir de uma familiaridade íntima com os caminhos do nosso próprio corpo e espírito.

Prof. Dr. Jon Kabat-Zinn (director da Stress Reduction Clinic no Centro Médico da Universidade de Massachusetts, Professor associado ao departamento de medicina preventiva e comportamental)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um pensamento do dia

Não fique à espera de momentos especiais,
torne especiais os seus momentos habituais. 

Olaf Hoenson (enviado por Dagelijkse Gedachte, Leiderdorp, Holanda)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Um modelo aperfeiçoado de comunicação

A Programação NeuroLinguística surgiu como um modelo aperfeiçoado de comunicação e para transformação da nossa experiência interna. Fá-lo através da clarificação da interacção entre pensamentos, sensações, convicções e comportamentos e como este processo é influenciado pela nossa história pessoal em que as crenças jogam um papel essencial. É este conhecimento que está na base das técnicas que servem ao desenvolvimento do potencial humano, à actualização de recursos necessários ao crescimento pessoal e realização de objectivos ecológicos, integrando o emocional e o racional, a convicção e a competência, a estrutura e a intuição.

Palavras-chave? Algumas: curiosidade e experimentação, desenvolvimento pessoal, eficiência, vivência interior, capacidade de relacionamento, Auto liderança, integridade, ecologia, qualidade, a caminho do cerne e a partir do cerne, ousadia, etc.

Pode ler diversos artigos clicando: http://pnl-portugal-artigos.blogspot.com/


Trainers Training em Portugal com René Kuiper e José Figueira

(publicado na revista holandesa de PNL, NTI NLP)

Há anos atrás José Figueira frequentou os cursos de PNL no NTI-NLP na Holanda com o desejo manifesto de ir espalhar a PNL em Portugal.
Este seu desejo tem~se vindo a realizar após ter voltado ao seu país de origem e arregaçado as mangas.
René Kuiper já viajou duas vezes a Portugal para, com José Figueira, realizar o Trainers Training.
Portugal possui neste momento 17 Trainers reconhecidos, certificados por José Figueira e pelo centro de treinos no NTI-NLP.


Metáforas, metáforas, metáforas...

É já este fim-de-semana que terá lugar, no Estoril, o evento da Sandra Bibi sobre metáforas.
Esperamos dois dias em que a Sandra nos trará a magia do silêncio que nos facilitará a viagem pela nossa paisagem interior e nos ajudará a sentir uma conotação profunda connosco...

Seven ways to drive yourself crazy with metaprograms

Most people are pretty good at crashing relationships and goofing up communication. Different people have different thinking styles (different metaprograms). And people often do not handle that very well. Look around you, and you will see plenty of irritation, misunderstanding, anger, frustration, conflict, despair and so on. So, how do they do it? Or even more importantly: How do you do it? Let’s have a look at seven of the most effective and time-tested ways to get frustrated through thinking styles. Seven great ways to drive yourself crazy with metaprograms.