terça-feira, 31 de outubro de 2006

CERTIFIED CONSULTANTS


The social panorama model is a psychological instrument with which we can change our unconscious map of social reality

Lucas Derks certified the following Consultants in Portugal:
José Figueira, Lisbon, Portugal, http://www.pnl-portugal.com/
Sandra Bibi, Leiria, Portugal, mailto:sandrabibi@gmail.com
Miguel Silva Ferreira, Fátima, Portugal, mailto:mig-ferreira@hotmail.com
Rita Belo, Porto, Portugal, mailto:ritabelo@gmail.com
Cristina Seabra, Sintra, Portugal, coachcs@sapo.pt

no Brasil:
Jairo Manchilha, Rio de Janeiro, Brazil, jairo@pnl.med.br

http://sociaalpanorama.nl/international/index.as


O Panorama Social Mental não vem da América, é finalmente uma criação genuína nascida no solo europeu por um tal psicólogo formado em psicologia clínica e social, Lucas Derks, que está trabalhando com colegas da Alemanha, Finlândia, Holanda, Polónia. É um resultado de investigação e modelagem, do desenvolvimento e da aplicação da Programação NeuroLinguística (PNL) e não é uma aplicação qualquer. É sim, para compreensão daqueles que já tiveram o privilégio de experimentar o impacto da Programação NeuroLinguística, uma aplicação da PNL a 100%.
A pergunta tanto em PNL como no Panorama Social é a mesma: como se pode transformar rapidamente a maneira de como eu mesmo ou o cliente se representa o mundo, como transformar a forma de como nos representamos a nós mesmos e nos representamos na nossa relação com os outros de modo a realizarmos mais facilmente os nossos objectivos e alcançarmos um alto grau de satisfação pessoal?
A resposta mais imediata do Panorama Social está inserida no pressuposto: a localização de mim e do outro que inconscientemente é projectada no meu espaço mental de 360º a 3 dimensões, determina a minha relação com o outro.
Ora desde os anos 70 que a PNL fornece os meios para finalmente podermos explorar esta relação que se processa ao nível do inconsciente. O Panorama Social Mental explicita e dá um passo ainda maior na exploração e transformação destas relações.


Mais informação?
http://www.pnl-portugal.com/social_panorama_artigo.htm
Tenho acompanhado que a PNL está crescendo muito em Portugal também.
Parabéns!
Abraços,
Maria Helena

Mind mentor é um coach robot

Mind Mentor foi criado na Holanda por Japp Hollander e Jeffrey Wijnberg.

Jaap Hollander foi juntamente com Lucas Derks (Lucas é o criador das técnicas modernas de PNL - O Panorama Social Mental) o introdutor da PNL na Holanda há mais de 20 anos.
Jaap en Jeffrey são também na Holanda os introdutores e os maiores nomes da Terapia e do Coach Provocativo (a Terapia Provocativa é uma criação de Frank Farrelly, muito ligada à PNL).

É um primor de coach online que acabou de ser aberto ao público e totalmente gratuito e anónimo.


Terá que se inscrever para a primeira utilização mas tem a partir daí um coach ao seu serviço para o ajudar na resolução de todos os problemas!!!

http://www.mentorhall.com/mentorhall/

Frank Farrelly - Provocative Therapy


Frank Farrelly is the author of a book called Provocative Therapy focusing on radical therapeutic moves intended to jolt the client out of his current mindset. This approach was modeled by Richard Bandler during the early years of Neuro-Linguistic Programming.

Provocative therapy was developed in an inpatient ward as Farrelly, dissatisfied with his effectiveness as a therapist, and influenced by Carl Rogers and Spurgeon English, began to explore new procedures for promoting significant, resilient change in chronic and recalcitrant patients. He worked in this institutional setting for 17 years, continuing to develop and refine his techniques.

In the late 1970s the Temple University Psychiatric Department held a conference, Analysing the Analyst, where Farrelly gave a number of demonstrations of his work. It was during this period that Richard Bandler and John Grinder began to take an interest in his ideas. Many who have observed both Bandler and Farrelly believe that Provocative Therapy has had a significant influence on the development of the NLP approaches and attitudes.

http://www.23nlpeople.com/provocative_therapy.html

sábado, 28 de outubro de 2006

A Assertivida, tem muito de positivo...

Vejo no fluir do amor, a sua forma livre espontânea,
não caibo em mim de contente.

Por vezes os pressupostos da PNL não são a resposta em situações profissionais muito competitivas, menos um:- “Quando não está a obter os resultados desejados, faça de outra maneira”- ser criativo.
Henrique.


Os Direitos da Pessoa para a Assertividade:

1- Tomar as próprias decisões
2- Não justificar o seu comportamento
3- Não ser responsável pela solução dos problemas dos outros
4- Mudar de opinião
5- Cometer enganos e ser responsável por eles
6- Dizer “ não sei”
7- Ser independente da boa vontade dos outros
8- Dizer “não compreendo”
9- Dizer “não me importo”
10- Ser ouvido e levado a sério
11- Reconhecer e aceitar os direitos do outro.
Por Vera Martins

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Paz Interior


Alguns sinais e sintomas de paz interior...

* Uma tendência para pensar e agir espontaneamente, em vez de se basear em temores oriundos de experiências passadas.

* Uma inconfundível capacidade de apreciar cada momento

* Uma perda de interresse em julgar outras pessoas.

* Um perda de interesse em interpretar as acções de outras pessoas.
* Uma perda de interesse no conflito.
* Uma perda da capacidade de se preocupar.
* Frequentes e irresistíveis episódios de apreciação
* Alegres sentimentos de ligação com os outros e com a natureza.
* Sorriso fácil e frequente :)
* Uma permissão maior para o amor oferecido por outros, bem como o incontrolável desejo de oferecê-lo.

Felicitações Pnlianas aos nossos colegas no Brasil!

ASSERTIVIDADE - A VERDADEIRA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

É a Nós que nos compete escolher em cada momento, que tipo de comunicação pretendemos estabelecer com aqueles com quem nos cruzamos diáriamente, e ao longo de toda uma vida. A nossa vida é feita de relações de todos os tipos: as profissionais, as de amizade, as de amor, as de companheirismo, as relações com aqueles que designamos, os "conhecidos", e com quem, provavelmente não temos uma relação demasiado íntima ou próxima, embora estabeleçam também, elos de ligação energética connosco, no dia-a-dia.

Por vezes há circunstâncias em que é preferível ser-se "passivo" ou "passivo-agressivo" em vez de enveredar pelo processo complexo da comunicação assertiva. Quando o desafio não tem para nós uma importância emocional merecida, e é completamente menor para o nosso desenvolvimento, por exemplo a ponto de nem sequer merecer tempo nem atenção, é perfeitamente legítimo ser-se "passivo" e aceitar um "insulto", ou deixarmo-nos "manipular" sem reagir.
Pelo contrário, nas situações absolutamente importantes para Nós, para o Bem-Estar da nossa essência e existência, e para as relações que nos são queridas e queremos alimentar e preservar, é indispensável reflectir que tipo de comunicação queremos abraçar.
A comunicação assertiva é certamente a mais promissora, ecológica e eficaz.

Há por exemplo outro tipo de situações que são urgentes e de grande perigo para a nossa sobrevivência em que é legítimo e normal agirmos como se fossemos um Exército. Ou seja, sermos "(mais ou menos agressivos)" ou darmos "Ordens" sem qualquer tipo de explicação.

O mais importante é, porém, sabermos que, temos sempre várias opções. E que, PODEMOS ESCOLHER EM CONSCIÊNCIA, A QUE MELHOR SE ALINHA COM A NOSSA ESSÊNCIA E COM OS NOSSOS VALORES.

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

O que é que a PNL pode fazer por si

A PNL ensina-nos a pensar sobre soluções.
Constitui-se numa maneira única e actualizada de reflectir sobre nosso mundo. Com a PNL, pode aprender a influenciar-se a si próprio e aos relacionamentos com os outros, e a ter o tipo de experiência de vida que você deseja. A PNL funciona na construção de soluções nos negócios, no ensino, na terapia e nas relações pessoais. Se você for alguém que deseja ir além da eficiência em seu trabalho e em sua vida pessoal, se quiser não apenas ter sucesso, mas também atingir a uma evolução maior, então o treino em PNL pode ser para si..
Cada um de nós é um milagre esperando para acontecer.
A PNL oferece novos meios de convivência com os outros e com nós mesmos a fim de libertar o milagre que somos. Algumas pessoas usam as suas habilidades em PNL para alcançar novos sucessos em suas carreiras. Outros, usam-nas para ajudar os outros a desenvolver os seus potenciais. Mais importante ainda, com a PNL você desabrocha interiormente e cria relacionamentos mais ricos em sua vida.
A PNL baseia-se na descoberta de exemplos de excelência e na compreensão da maneira como essas pessoas fazem o que fazem, de modo que nós possamos adoptar esses modelos de excelência e usá-los nas nossas próprias vidas. Com a PNL, pode mudar o seu pensamento, sentimentos, comportamento e crenças, para criar mudanças pessoais profundas e para ajudar os outros a obterem mais recursos e se tornarem mais eficazes. O sucesso pessoal e profissional de cada um de nós depende da capacidade de nos comunicarmos eficazmente. Pais, terapeutas, consultores, médicos, educadores, gerentes, advogados, profissionais de vendas, treinadores, e outros que dependem da qualidade de sua comunicação, beneficiam-se da aprendizagem da PNL.
do site NLP Institute of Chicago.

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Novo livro de Dra.Teresa Gomes Mota


A Teresa Mota, figura de destaque em Portugal na popularização dos conhecimentos médicos - ela põe realmente a sabedoria médica actual ao serviço de todos - é também uma das pessoas que conheço que mais sabe combinar o conhecimento científico com a sensibilidade e uma missão no mundo.

A Teresa (Dra. Teresa Gomes Mota, cardiologista) é também a pnliana mais activa que conheço em Portugal ao serviço da saúde e do bem-estar.
PNL é prática, senão não é PNL.

Para além deste seu novo livro, aconselho a leitura de:

DO OUTRO LADO DA BATA, Edições Bico de Lacre
Trata-se duma vivência pessoal da experiência clínica, uma corrente de ar fresco no mundo médico actual, uma compreensão do paciente e uma abordagem que toca os corações.

José Figueira

Milton Erickson, uma metáfora


John é esquizofrénico.
Milton Erickson deu a John um cão para tratar, Barney.
É um cão tirado do canil, um cão liberto assim duma institucionalização e da morte eminente duma ultima injecção.
Milton Eriksom, o grande Mestre da comunicação indirecta, passa a comunicar com John através de cartas escritas por Barney, o cão que se tornou totalmente dependente de John para a sua sobrevivência.
John não tem outra solução senão assumir a sua responsabilidade criando com Barney um relacionamento satisfatório
Sobre este relacionamento entre John e Barney, Milton Erickson escreve mais tarde poemas (poemas sobre um Velho Ermitão – Milton Ericskon, ele mesmo, A Senhora da Casa - a esposa de Milton, Roxie – a filha de Milton por quem Barney está absolutamente louco por uma carícia...)

Às vezes sinto-me John:
John, o maravilhoso, tem um cão de caça
Que ele alegremente salvou de uma surra.
John escolhe para ele
Várias coisas para roer.
Barney acha maravilhoso ter John por perto.

Às vezes sinto-me Barney:
John é um bonito rapaz
E quando chega a hora de dizer “olá”!,
Barney espera
Na cancela
E então se finge de frio e sóbrio.

“John é um bonito rapaz” e “Barney é um cachorro de sorte”...
Ele “agarra voraz o afecto de John”.
“John, o maravilhoso, tem um cão de caça” e “Barney acha maravilhoso ter John por perto”.

terça-feira, 24 de outubro de 2006

BREAK STATE


"A confusão é o começo duma nova realidade"
Richard Bandler (co-inventor da PNL)

PNL

Yeah, simple is better.

O que é afinal a PNL?

Não é fácil contar em poucas palavras o que é a PNL.

Lembro-me das minhas próprias dificuldades no decorrer das diferentes fases da minha vida no mundo da Programação NeuroLinguística.
Há tantas abordagens, tantas definições possíveis, tantas aplicações, tantas técnicas, que um principiante depressa se perde no labirinto das possibilidades.

No entanto devo confessar que me parece cada vez mais simples – e torna-se simples talvez quando a gente faz esta pergunta:
- O que é que tem verdadeiro efeito na comunicação comigo e com o outro?

O efeito da comunicação é o resultado directo da maneira de como eu me sinto na minha pele, congruente comigo mesmo.


Todo o conjunto de técnicas não são nada mais nada menos que o caminho para encontrar harmonia comigo e a partir duma sensação essencial de harmonia comigo, comunicar com o outro.

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Consertando o mundo

clique na imagem ou
http://www.pnl-portugal.com/consertandoomundo.pps

(ligue o som e
clique 2 vezes em cada imagem que surgir
para ver a apresentação em power point)



Se não conseguir, aqui vai a metáfora:

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minimizá-los. Passava dias no seu laboratório em busca de respostas para as suas dúvidas.
Certo dia o seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar para outro lugar. Vendo que seria impossível movê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objectivo de distrair a sua atenção. De repente, deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura recortou o mapa em vários pedaços e junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:
- Gostas de quebra-cabeças? Então vou dar-te o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Vê se consegues consertá-lo direitinho! Faz tudo sozinho.
Ele calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Mas algumas horas depois ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
- Papá, já fiz tudo. Consegui terminar tudo!
A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais tinha visto. Relutante, o cientista levantou os olhos das suas anotações, certo de que veria um trabalho próprio duma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares.
Como é possível? Como é que o menino foi capaz?
- Não sabias como era o mundo, meu filho, como conseguiste?
- Papá, eu não sabia como era o mundo, mas quando o pai tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura dum homem. Quando me deu o mundo para consertar, eu tentei mas não consegui. Foi então que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o "mundo".

sábado, 21 de outubro de 2006

Do livro - "Tranforme-se em quem você quer ser".

-É um belo manual. Uma obra que dá a você a oportunidade de "se tornar o tipo de pessoa que gostaria de ser". Procure lê-la, seguindo a ordem dos capítulos, que são em número de quatorze, pois isso facilitará suas estratégias pessoais de mudanças. Em alguns capítulos, você conhecerá uma bela história de resignificação "autoconceitual", e poderá transformá-la numa ferramenta de autoaplicação. Livro inovador, além de agregar os pressupostos tradicionais de PNL destaca, também, novos modelos como o de transformar uma qualidade indesejada numa fonte de mudança, o que, leitores de PNL, leva-nos à "Transformação Essencial", de autoria de sua parceira Connirae, obra, aliás, mencionada na bibliografia. No "Apêndice: Padrões de perspectiva" o Autor coloca a nossa disposição belos exercícios para mexer em padrões de perspectiva visual, auditiva, cinestésica, relacionando-os com crenças.-

quinta-feira, 19 de outubro de 2006


Estou sempre
sempre
sempre
sempre
noutro lugar.
No sótão
quero ir a todo o momento
para as caves,
nas caves
quero estar precisamente
mais alto
Youp van het Hek
(actor cómico holandês)

Acuidade sensorial

Observar é a base para uma boa comunicação

É bom por isso aprender a observar melhor.

Se quiser faça este exercício. Durante um segundo de observação: quantas cabeças vê nesta figura?





E agora, uma segunda vez, durante um segundo: quantas cabeças?

................................................

Mais uma vez, uma terceira vez, durante um segundo, quantas cabeças vê agora?
Zig Zigglaar said:

"You don’t pay the price for success.
You enjoy the price for success”

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Torne-se num Lago

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse

Uma mão cheia de sal em um copo de água e bebesse.

"Qual é o gosto?" perguntou o Mestre.

"Ruim" disse o aprendiz.

O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.

Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:

"Beba um pouco dessa água".

Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:

"Qual é o gosto?"

"Bom!" disse o rapaz.

"Você sente o gosto do sal?" Perguntou o Mestre.

"Não" disse o jovem.

O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:

"A dor na vida de uma pessoa é inevitável. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Então, quando você sofrer, a única coisa que você deve fazer é aumentar a percepção das coisas boas que você tem na vida.

Deixe de ser um copo. Torne-se um lago".

BREAK STATE

Para quem gosta de electrónica e de música:
PROGRAME
PjOTR!
(ligue a música claro)

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Um segredo para se libertar(!!!) de medos

Como se libertar do medo?

- diga sim ao medo, abrace-o, faça dele um companheiro e não queira desfazer-se dele,
peça até que haja mais medo,
e vá para a frente,
sinta-o em todos os poros da sua pele,
é esta a única maneira verdadeira que tem de para atingir os seus objectivos, sejam eles quais forem, nem que seja o libertar-se duma fobia!

Com o medo como aliado o medo perde o medo.
O medo pior é o medo do medo.

Não caia mais na cilada do medo!

Todas as técnicas congruentes e ecológicas para estar em estado de lidar com o medo passam por esta fase de cooperação com o medo.
Porque o medo é essencial na vida.
É impossível (e não seria ecológico) eliminar o medo.
O medo é que nos ajuda a sobreviver.

Fugir dele é inevitavelmente ser por ele condicionado,
é agir contra-natureza.

Coopere pois com o medo (desproporcionado ou não),
abra-lhe os braços,
compreenda-o,
torne-o o camarada mais poderoso e de maior sucesso na sua vida,
case com ele (pelo menos enquanto possui um corpo, pois o medo é o seu maior aliado do corpo),
e
vivam por muito tempo e felizes!

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

EM IGUALDADE - A VIDA...

Existem grandes momentos de sucesso pessoal na Totalidade do Ser...
Mergulhando no branco azul mar de cheiros a caril,
Pura espuma branca de intenso areal,
Até perder de vista nos vermelhos laranja finos do horizonte.
No espaço de qualidade em natural beleza,
Na bruma iluminada das pupilas redondas ao ver, ouvir e sentir.
Andar pelos dedos dos pés molhados pela areia firme,
Na frescura inspirada dos odores no olhar infinito,
Crescer e desaparecer em imagens de sons, sensações.
Repousar em movimento na novidade da criatividade,
Abraçando em igualdade a vida.
Henrique

Para ler mais facilmente é clicar na imagem:


Diário da República
II Série
Quarta-feira 11 de Outubro de 2006
N'umero 196
Páginas 21589/21590



quarta-feira, 11 de outubro de 2006

PNL - um modelo de comunicação

Um enredo que cura crianças

de Tijn Touber

O que é que você faz se o seu filho sofre com pesadelos, de medo de fracassar ou de outra fobia? O que é que você faz se ele é alérgico ao leite de vaca, pólen, tomate ou poeira? Simples: você lhe conta uma história especial.
A idéia para escrever histórias que curam para crianças ocorreu a Paul Liekens depois da sua aparição num programa da rede de televisão holandesa VTM, em 1999. Durante o programa, Paul, que é trainer de PNL, contou como muitas fobias e alergias podiam ser curadas usando as técnicas da PNL. Ele apoiava a sua alegação por ter ajudado um conhecido âncora da TV a superar o seu medo de voar. Depois do programa, o canal foi assolado por chamadas, principalmente de pais cujos filhos sofriam de alergias e outras sensibilidades.
Mas crianças não respondem bem as abstratas técnicas de reprogramação da PNL, que se concentram no aprendizado de olhar a si próprio de longe. Liekens saiu a procurar um caminho alternativo para chegar ao subconsciente, e teve a idéia de usar contos de fadas e metáforas nas suas histórias. Ele realizou um projeto piloto usando histórias com 20 crianças. Os resultados foram surpreendentes – 18 das 20 crianças superaram seus problemas – de tal modo que os pais permitiram publicar seus números de telefones no livro ‘Healing Stories (Histórias que curam)’ para que os céticos pudessem entrar em contato com eles.
De acordo com Liekens, os processos biológicos são conduzidos pelo subconsciente. Se alguém tem um envenenamento depois de comer camarão, o subconsciente...

continuação do artigo:
http://www.golfinho.com.br/artigos/artigodomes.htm
O ser humano não é criado pelas circunstâncias.
As circunstâncias são a criação do ser humano.
*
Benjamin Disraelis

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Do sucesso à perfeição

Os cursos de Programação NeuroLinguística a que me identifico e que organizo estão direccionados para percorrer um caminho em que o fim não é o sucesso.
O sucesso é o ponto de partida.
O ponto para onde se caminha é a perfeição.

O caminho percorre para mim um trajecto constituido por níveis de desenvolvimento pessoal:

1. Insistência na determinação em atingir sempre crescimento pessoal
2. Olhar para o aqui e agora como ele é
3. A eliminação sistemática de emoções negativas
4. Recursos para atingir os objectivos desejados
5. Prestação previsível
6. Perceber o resultado da sua comunicação
7. A capacidade de criar uma relação sólida com os outros
8. Comportamento consistente e congruente
9. A capacidade para trabalhar com grupos e inspirar estes grupos
10. Ser uma TOTALIDADE como pessoa


As fases básicas utilizadas neste caminho são no trajecto que ofereço:

1. Practitioner
2. Master practitioner
3. Trainers training


(Do manual do Trainers Training)

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Máscaras

Obrigado
Serviram-me e sobrevivi
Fizeram de mim o que sou como sou
um sou com letra pequena assim

E talvez PNL seja isso mesmo
ensinar-me a Ser quem Sou assim
sem sou sem máscara
sem sou assim
desmascarado para me encontrar

J.F.