quinta-feira, 30 de dezembro de 2004

Escalador Mágico

O penedo ia crescendo e parecia fazer questão de tocar o azul do céu. Durante a marcha de aproximação, a mente do Escalador divagava preguiçosamente deixando ao corpo a tarefa de lidar com as rugosidades do carreiro e com as "farpadas" do matagal. Alheado dos gemidos que as botas iam arrancando ao chão e do coro de insectos, pássaros e demais criaturas que preenchem a Natureza selvagem, ponderava as razões que o tinham levado até ali. Apesar da dureza da tarefa não tinha sido obrigado, nem empurrado, nem manipulado, nem comprado; a responsabilidade era totalmente sua! Gostava da Montanha, do ar puro, de sentir a agilidade dançar debaixo da pele e, acima de tudo, do sentimento de participar do Todo quando saboreava alguma das suas vitórias no êxtase do pôr-do-sol.

Embalada pelo movimento rítmico da marcha, a caderneta de escalada dormitava na bolsa superior da mochila e nela, guardados como um tesouro, os registos das suas conquistas faziam companhia aos dos projectos futuros que cresciam a um ritmo bastante mais acentuado. Quando se lembrou dela, o peso sobre as costas pareceu aumentar e ele aliviou-o com um movimento de ombros. O horizonte tinha desaparecido para dar lugar a um paredão imenso e ele dirigiu-se, com passos decididos, para a base da via. Ainda sob o efeito da recordação, poisou a mochila, abriu automaticamente o fecho, e folheou a caderneta distraidamente. A modéstia dos seus primeiros objectivos roubou-lhe um sorriso e transportou-o para o tempo em que a crueldade dos companheiros não o poupava com troças e humilhações, os mesmos que presentemente deixavam cair os queixos perante as suas vitórias.
Tinha tido de libertar-se dessas cargas negativas, dos medos, dos preconceitos e doutras limitações, estabelecer objectivos simples, significativos, abrangentes, realistas e rigorosamente planificados; agora colhia os frutos desse trabalho compassado mas metódico e tenaz. Confiando cegamente no seu inconsciente e nas suas capacidades de auto análise, identificou e varreu literalmente do caminho todos os obstáculos ao seu progresso, não permitindo nunca acumular tarefas incompletas. Então a sua energia cresceu e actualmente realizava todos os projectos a que se propunha.

Visualizou a via em concentração total que se reflectia no seu corpo como uma dança ou um kata de artes marciais. Vestiu o arnês, pendurou cuidadosamente a bolsa de magnésio e encheu os porta-material com uma quantidade generosa, de expressos, "friends", entaladores e outros artefactos cuja utilidade deixaria qualquer leigo intrigado - afinal para um suicídio não seria necessário usar tanta "tralha"! Fez o "nó de oito", travou-o com o de "pescador duplo", verificou se ele estava seguro e bem "penteado" e finalmente calçou os "pés-de-gato"; depois aproximou-se da parede com um "estás pronto?" e quando recebeu o "ok" começou a subir. Longos metros decorreram até à segunda reunião de uma via desportiva bem equipada, sem surpresas para quem se tivesse treinado devidamente.

Então o Escalador preparou-se para uma segunda fase "em clássica"; tinha a convicção firme de conseguir, apesar do equipador a ter considerado impossível.
Ia tirar isso a limpo! Começou a progredir na parede virgem; as presas minúsculas e a distância obrigavam-no a um esforço imenso, os músculos inchavam e o corpo cobria-se de pérolas líquidas, mas o Escalador continuava. Fixos nos entaladores, três mosquetões oscilavam já abaixo de si, e sendo protecções precárias exigiam a segurança dum "friend". Um pouco acima e à direita podia ver uma fenda. Óptimo! Numa pose de equilibrista, soltou o "friend" com a medida adequada e activou o mecanismo de abertura enquanto se esticava completamente... Bolas, faltavam três miseráveis centímetros! Precisava de subir os pés, e a escassez de apoios era arrepiante, mas tinha de conseguir! Uma voz interior começou a tentar demovê-lo, estimulando o medo visceral num crescendo até este explodir na sua consciência. Antes que se transformasse em pânico, baixou mentalmente o som da voz e transformou-a num grasnar de "Pato Donald" tão ridículo que o obrigou a rir e quase o fez desequilibrar, depois subiu o pé esquerdo e repetiu os movimentos. Desta vez sentiu as cames aderirem às paredes da fenda, puxou a corda da cintura, passou-a na protecção com um suspiro de alívio e continuou a penosa ascensão.

Quando voltou a encontrar as tiges da via desportiva foi invadido por uma enorme alegria, mas não pode deixar de recordar que a terceira fase era extraordinariamente dura e que um imenso extraprumo se erguia acima da sua cabeça, ocultando o céu. Sem se deixar intimidar, respirou fundo duas ou três vezes e recomeçou a subir. Dos recessos da sua memória emergiu frase "Onde houver uma Vontade, há um Caminho" - o lema dos escaladores, alpinistas bem como o de todos os que se recusam a ficar do lado do Efeito - e com ela a certeza íntima de mais uma vitória.

Abaixo já se perfilavam diversos expressos e de repente tinha chegado ao Crux: o passo mais difícil da via. A forma correcta de abordá-lo consistia num movimento dinâmico, um salto que lhe permitiria alcançar uma pequena plataforma. Concentrou-se, levou uma mão ao saco de magnésio e depois a outra; realmente não as sentia húmidas mas o ritual invocou toda uma série de experiências anteriores muito bem sucedidas, e sentiu que uma fonte inesgotável de energia se tinha derramado sobre o seu corpo massacrado, tornando-o mais leve e flexível. Dobrou as pernas e lançou-se para cima sentindo o conforto dum rebordo nas palmas das mãos. Subitamente, o movimento de reequilíbrio fez escorregar a mão apoiada na zona mais lisa e viu-se suspenso no vazio apenas pela outra. Ignorando a bocarra escancarada do abismo abaixo de si, as vozes dissonantes que tentavam corromper a sua confiança e os lamentos dos seus fatigados músculos, voltou a agarrar a presa e tremendo com o esforço, elevou-se até conseguir trepar para a plataforma.

Executou os movimentos finais com facilidade mas também com cuidado e concentração, sentindo na boca o sabor salgado que algumas lágrimas mais pesadas, rolando pelas faces, iam arrastando dos olhos, e protegeu o "top". Será que o sabor das vitórias difíceis nunca é doce?!

Enquanto descia com gestos mais ou menos automáticos, contemplou a longa linha de acontecimentos que se ia reorganizando no seu futuro, criando espaço para possibilidades com que nunca tinha sonhado antes e que lhe permitiriam atingir a Excelência na Escalada e na Vida! Seria também um modelo para outros Escaladores!

Exausto, deixou-se cair para apoiar as costas no tronco duma velha árvore. A alegria da vitória ainda lhe permitiu anotar o sucesso na caderneta, depois a visão começou a enevoar, os braços tombaram, a esferográfica rolou e os sons da tarde esbateram-se transformando-se num nome: "Tad James...Tad James...". Estranho! Conhecia os escaladores nacionais desde Francisco Ataíde a André Neres, e os estrangeiros desde Bonati, Maestri, Rebbufat, aos mais modernos como Chris Sharma, Tribou e Chabot, mas "Tad James" não fazia parte dessas listas...quem se...ri...a...? Um ma...go...? MA...GO?! Interrogou-se confuso enquanto escorregava para a doce inconsciência do sono.


Boas Festas!
Um Ano Novo 2005 e seguintes cheios de projectos... concretizados!

MG


Make it real, now

You may close your eyes, now
And say that nothing matters
All the dreams you once looked for
Are dissolving in the air

Now,you know they don't respect
Your most primary wishes
Sou you feel a stream of anger
Growing in your arms

They've sucked you every single drop
of kindness
Carved holes of emptiness
They've guided tou trough
slow highways to nowhere

Make your own decisions
Chose your own illusions
(Make it real, now!)

Hold your breath once more
You're feeling light like feathers
And all the dreams that you once lost
Are coming back again

Every time you seek for answers
You get laconic whispers
It seems nobody cares
It seems nobody shares

You may not close your eyes now
Because you really matter
In spite of smokes of lead
You're fliyng...

Make your own decisions
Chose your own ilusions
(Make it real, now!)




quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Mensagem de Ano Novo


2005 não nos pode trazer nada. É um espaço limpo,
uma folha em branco onde vamos escrever nossa vida,
letra após letra.
Em cada momento uma decisão, consciente ou não.
No momento da viragem, temos dois ponteiros sobrepostos.
Temos 12 badaladas. Temos 12 passas, olhos brilhantes
e estamos prontos para formular 12 desejos para o novo ano.
Neste fim d'ano quero desafiar-te para uma experiência nova.

Eis a receita:

1. Tira 10 min no dia 31 e pensa nos 12 desejos;
2. Junta o significado da palavra 'objectivos' ao significado da palavra 'desejos';
3. Escreve os teus desejos/objectivos. Se preferires, atribui-lhes nomes-código;
4. Estabelece datas para a realização dos teus desejos/objectivos;
5. Pensa em como será quando os tiveres alcançado;
6. Á meia-noite procede como de costume: come as passas, formula os teus desejos/objectivos
e depois ... CELEBRA!!!

... e deixa-te espantar com os resultados!

Decide ser feliz, ou mais feliz, em 2005!

Luzia Helena Wittmann


segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

O que é a vida?

"A vida é o oceano
A tristeza e a felicidade são os ventos
Os pensamentos são as pontas das montanhas, que se erguem como ilhas
A vida de uma pessoa é o seu veleiro.
Uma pessoa em harmonia
É aquela que sabe usar os ventos
como força para se impulsionar,usar as ilhas para o seu descanso na sua jornada,apreciar o balanço das ondas, como elas devem ser,
E ao final da jornada,abrir um sorriso e dizer: a viagem valeu!
Uma pessoa em desarmonia
É aquela que sempre transforma os ventos numa tempestade,
Que ignora as ilhas, e as vê como obstáculos às suas jornadas,
Que acha que as ondas só podem estar no topo,
Que no fim da jornada apenas conta quantas vezes as ondas desceram e quantas vezes o barco virou. "
(Chao Lung Wen)
"O homem é o que ele faz."
André Malraux

domingo, 26 de dezembro de 2004

Objectivos

Seja específico para consigo. Defina o que quer, não o que não quer. Dirija-se ao que quer ver, ouvir. sentir, cheirar, provar. Faça com que o que deseja, esteja dependente de si e não de outros. Sinta o seu obejectivo na sua pele, em todo o seu ser, de forma congruente, total. Que aquilo que quer, ultrapasse grandemente o estado actual.
Defina o primeiro passo, saiba como chegar ao que quer.
Tal como o passado se tornou realidade no presente, também pode realizar o seu futuro, AGORA.

sábado, 25 de dezembro de 2004

Sugestão para modelagem

A Realidade são estímulos filtrados pela minha história pessoal que é passado.
Se é impossível viver sem filtros, é então impossível viver no presente, ou não?
O maior projecto de modelagem do mundo será modelar aquele que vive no aqui e agora - não aquele que escreve livros sobre o tema, mas aquele que vive realmente no aqui e agora.
Candidatos?
Todos temos as nossas crenças, as nossas normas, as nossas Regras - as Regras que determinam o nosso comportamento diário.
Muitas vezes não vamos mais longe porque estamos aprisionados nas nossas própias Regras.
Se isso acontece, a solução é simples - modifique as Regras!
Vivenciar o mundo duma forma nova a partir de hoje, significa transformar todas as nossas idéias sobre nós, sobre os outros, sobre o mundo... a partir de hoje. Para isso é preciso muita coragem.

Seja realista. Acredite nas suas idéias.
É a única coisa que realmente conta.

Change Personal History

O fim do ano aproxima-se. É tempo de estabelecer as intenções para 2005. O futuro é o resultado do passado, dizem. Se o passado o sustem na realização do futuro que merece, muito bem.
Se tem um passado que não lhe agrada, modifique-o.
A isso chamamos "Terapia da Linha do Tempo".
Boas notícias: Todos podemos fazer isso sozinhos!

Pensamento do dia 25/12/2004

"Se fiz algumas descobertas valiosas, isso se deve mais a uma atenção paciente do que a qualquer outro talento."
Isaac Newton
http://www.golfinho.com.br
A Realidade é sempre uma idéia que se tem do mundo.
Se levarmos connosco a idéia de Paz e Amor, não só hoje, mas todos os dias do ano, se agíssemos cada dia como se cada dia fosse um Dia de Natal...

A Imagem é mais forte que o Querer.
Quando a Imagem é atraente o Querer vai atrás.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2004

CHRISTMAS, PEACE AND LOVE

"Blessed is the season which engages the whole world in a conspiracy of love." Hamilton Wright Mabi

Mensagem de Natal

No Natal festejamos o nascimento de um ser (mítico para alguns, real para muitos),
mas um ser ao mesmo tempo humano e divino: um ser ilimitado.
E dizem que cada um de nós tem dentro de si uma centelha desse divino.
Ora, se o divino é uno, então as centelhas vêm todas dar ao mesmo.
Por isso não faz sentido falar em EU, mas apenas em NÓS, em EQUIPA.
Há quem diga mesmo que cada animal, cada planta e cada coisa tem a sua centelha divina. Neste caso, Deus deixa de existir porque tudo É Deus.
E o Natal passa a ser uma espécie de aniversário colectivo...
Parabéns a todos! Comemoremos!
Feliz Natal!!!
Luzia Wittmann

quinta-feira, 23 de dezembro de 2004

Mensagem do TÓ

Curar as nossas feridas, ressuscitar a nossa chama, transformar a nossa profissão, refazer a nossa vida, é incrível aquilo que podemos ganhar ao tornar-nos o herói da nossa própria história (lenda)!... Para algumas pessoas as personagens dos contos, o Rei que reflecte, o Herói que actua, a Fada que o socorre com a sua magia são a metáfora das nossas acções quotidianas, tomar uma decisão, pô-la em acção, contar com a magia quotidiana, a tudo isto acrescentamos os pensamentos positivos para que podamos voar em direcção ao que queremos,como fazia o Peter Pan que só conseguia voar se pensasse em coisas boas.E para os que contam histórias parece que o que conta verdadeiramenteé privilegiar a teatralidade: “devemos permitir que a magia opere, a história basta-se a si própria e ganha todo o seu significado graças ao talento do narrador.Mas o contar contos também tem o seu senão, não podemos contar o que quer que seja a quem quer que seja, sob pena de fazer alguns estragos,... as palavras podem ter um impacto muito forte. Uma história é proposta, de acordo com o seu conteúdo, a um grupo determinado de pessoas.Não se toma qualquer tipo de medicamento para uma dor de cabeça ou problemas do estômago.Escolher a história adequada, adaptada às circunstâncias, é talvez o princípio e um princípio da magia do conto.E já agora, o que é que os contos podem curar? O seu poder parece ser aplicável a diversos problemas mesmo quando já somos adultos pois às vezes é quando mais complicamos a nossa a vida: queremos ter êxito no trabalho, encontrar a nossa alma gémeo e, realizar o nosso desejo mais profundo e supremo, ser feliz!A medicina tradicional cura o corpo, a psicoterapia cura as emoções e os contos curam... a chama.Porque a vida é uma história de fogo, e a única preocupação útil, é a de saber ajustar a chama.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Happy New Year!

Destiny is not a matter of chance, it is a matter of choice.

It is not a thing to be waited for, it is a thing to be achieved.

Maybe you are waiting for a better year.

2005 is waiting for your best actions!

Alexandre Neto wish you:

- an outstanding new year;
- a wonderful Christmas;
- and fantastic holidays

terça-feira, 21 de dezembro de 2004

O Pai Natal deixou no Blog um Presente

Olá a todos!!!PNLianos, não PNLianos e todos os leitores do Blog. Um Feliz Natal para todos vós!!!
O Pai Natal deixou-nos um Presente! Oh!Oh!Oh!
Todos lhe pedimos muitas coisas, diversas, mas houve um pedido comum.
Ser Feliz.
Por isso,Ele deixou uma caixinha para todos, que diz "SER FELIZ". Lembrou que este presente já foi dado muitas vezes aqui no Blog, mas que, mesmo assim, só foi compreendido por nós intelectualmente.
Dentro da caixinha diz:
Está PRESENTE aqui e Agora.
Só o PRESENTE é real. Tudo o mais é ilusório.
Seja qual for o sentimento que te aflore, quando vives no presente, ele é consciente e tu podes transformá-lo. Mas se não estiveres no presente serás iludido por outros factores que não têm nada a ver contigo.
Vivemos com energia quando vivemos no Agora imediato. Viver no PRESENTE Aqui e Agora da-nos paz e ao mesmo tempo vibramos; há estímulo e serenidade.
Imagina três bolas. Duas cheias e a do meio, onde estás, vazia.
A do meio, vazia, é o Presente. As outras duas são o Passado e o Futuro. Entretanto, estas duas bolas, passado e futuro começam a esvaziar-se e a do meio, Presente, a encher.
O Presente já contém o passado e o futuro, e é onde devemos estar.
Sê Presente. Sê Feliz.
Feliz Natal
"Simplificar, eis o principal segredo do mestre."
A.Fauille

Sobre Espiritualidade

A questão em PNL não é onde vivem os Deuses - se noutra Realidade ou se no recôndito das nossas Memórias.
A questão em PNL é COMO se comunica com Eles.
Habituamo-nos a tudo
e sobretudo ao luxo.

Pensamento

O acaso é a maneira que Deus achou para se manter anónimo.
Albert Einstein

segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

NATAL GIGANTE

Esta é uma Mensagem de NATAL GIGANTE. Um Arco-Irís Gigante de Alegria e cor. Uma Mensagem de gratidão ao universo e a todos quantos partilharam comigo um pedaço valioso dos últimos 4 meses de 2004. As palavras nunca serão um espelho do GIGANTE que transborda no meu coração. As palavras são simplesmente ecos de sensações e sensibilidades que povoam muitos dos Natais, que existem dentro de Nós. São as Partes, são os Eus, que Vemos, Ouvimos, Sentimos e Partilhamos.
Este Ano tudo foi especial e o que foi especialmente especial foi o GIGANTE que cresceu dentro de mim!
Natal é esta comunidade GIGANTE de PNLIANOS que cruzaram sonhos e caminhos.
Natal são portas GIGANTES que se abriram e chaves de PNL que acertaram nas nossas fechaduras.
O Natal é GIGANTE e não tem limites. Tudo cabe nele, AS VERDADES, OS SONHOS, AS POSSIBILIDADES GIGANTES!
Que este NATAL seja GIGANTE em PLENITUDE, MAGIA E PROSPERIDADE!
A todos UM GIGANTE ATÉ SEMPRE!

domingo, 19 de dezembro de 2004

À descoberta de si!

Era uma vez, uma linda e especial menina (na altura ela nem sabia que o era...) que duvidava constantemente das suas capacidades. Julgava-se inferior aos outros, e sempre se culpava por não fazer mais...PELOS OUTROS. Ela colocava-se sempre em ultimo lugar, esquecendo-se de si, deixando que a vida se escapasse por entre os os dedos das mãos, que ela teimava em manter abertos. E assim a sua vida continuava levando a menina para onde muito bem entendia, controlando todos os seus passos. Ela esquecia-se da maravilhosa energia do sol, e da magia da lua. Jamais reparava no brilho das estrelas, e o brilho do seu olhar...esse então, há muito tinha sido esquecido. Ela realmente não sabia, conscientemente, o quanto especial ela era. Até que um dia, algo aconteceu em sua vida, que a fez pensar. Seu querido pai, estava doente. E já perto de fazer a sua "viagem", ele disse à menina que muito amava: - Minha querida, está na minha hora, e não me importo de ir. Vocês, minhas duas filhas, estão adultas, e sei que cuidarão da vossa mãe...e eu... vivi muito. Vivi muito a vida.
A menina não se queria conformar com a ideia de "perder" o seu pai, mas algo nas palavras dele a fez pensar..."Eu vivi muito..."
A partir daquele dia, ela voltou-se um pouco para dentro de si mesma, e descobriu que...pouco tinha vivido. A partir desse momento de descoberta, ela começou numa busca incessante de si. Descobriu novos caminhos que a levavam para si. Começava a encontrar-se, e a ser um pouco mais feliz.
Já muito tempo depois, resolveu fazer uma viagem a Londres, onde conheceu um senhor, que a marcou profundamente, e que quase por artes mágicas conseguiu demonstrar-lhe o poder que sempre esteve dentro dela. Voltou dessa viagem muito mais forte, conseguindo mesmo, "in a heart beat" realizar um sonho de muitos anos, apenas porque...Acreditou, decidiu, e AGIU. O que ela ainda não sabia é que o encontro consigo mesma ainda estava por vir. E aconteceu, não muito tempo depois. Foi um dia que para sempre marcará a sua vida, 18 de Dezembro de 2004. O dia em que a "frágil" menina conseguiu, apenas com o poder da concentração e da sua própria energia (incrivel, não é?) partir uma tábua ao meio. Imaginem...partir uma tábua ao meio, com a sua mão direita, sem sequer ter sentido a força da tábua (que para si tinha um significado muito especial). Parecia um pedaço de esferovite...e aí sim, naqueles breves momentos, que antecederam a acção em sim, e no momento exacto em que partiu a tábua, numa fracção de segundos, ela encontrou-se consigo. Breves momentos que lhe servirão para toda a eternidade.
Agora, ela é a voz
Agora, ela é uma lider
Agora ela consegue dizer com todas a suas forças...YESSSSSSSSSSSS
E adivinhem....
VIVEU FELIZ PARA SEMPRE!!

Obrigada pai, foste um mestre até ao "fim", mas a tua existência está longe de terminar.
Obrigada Zé pelo teu companheirismo.
Obrigada amigos do PNL, pelo incentivo...
E finalmente...

FELIZ NATAL A TODOS OS HEROIS
E que o novo ano vos traga muitas decisões, e muitas, muitas acções.
STEP UP

Reclamação

"Quando as pessoas param de reclamar, param de pensar."
Napoleão Bonaparte
http://www.golfinho.com.br/

PNL, Verdade, Funcionalidade

Talvez um dos momentos mais bonitos da história da psicologia foi quando se acabou de discutir sobre a existência ou não de fantasmas. Não interessa se fantasmas são verdade ou não.
O significado das coisas não é a Verdade pela simples razão que não existe Verdade.
O significado passou a ser, há já mais de 100 anos, a funcionalidade - o pragmatismo.
Claro que em ciências humanas os paradigmas são diferentes que em ciências exactas. Em ciências humanas os paradigmas não morrem. As pessoas continuam agarrados a eles - alguns continuam mesmo a afirmar que os fantasmas existem. Outros que os fantasmas não existem.
Em PNL isso não é importante. O importante é, existam ou não (verdade ou fantasia não faz a mínima diferença) COMO é que os fantasmas existem (existam eles ou não)?
A PNL é o estudo da experiência subjectiva e o que se pode fazer com ela. Não é a procura da Verdade nem tem nada a ver com discussões sobre a Verdade. PNL é funcionalidade.

sábado, 18 de dezembro de 2004

Tragedy

"It is our age´s tragedy that everyone speaks the truth - how much better it would have been to live in an age when everyone lied but the stones spoke the truth".

Raízes da PNL

Quando Milton Ericson perguntou a um estudante como se ia duma sala para a outra, o estudante respondeu que podia correr, saltar, dar pinos, passar duma sala para uma outra e daí para a sala seguinte, até através da janela... o estudante depois da insistência de Milton Ericson continuou a nomear possibilidades ilimitadas.
Mas esqueceu-se de algo, comentou Milton Ericson, esqueceu-se que podia sair porta fora, apanhar um táxi para o aeroporto, comprar uma passagem para Chicago, Nova Yorque, Londres, Roma, Atenas, Hong Kong, Honolulu, São Francisco, Chicago, Dalas, Phoenix, apanhar uma limusina, entrar pela parte traseira do jardim da casa e a partir daí na sala destinada.

Smiles in a box

I've got
smiles in a box
in my room

I swear
The sun fall asleep
In my bed

I know, the awakenings
Are more and more rare

But the stars
Are still hanging
In my private sky

Don't trust my words
Search me inside
Come for a ride
With me in your pocket
Come shake the dust
Dissolve the rust
That keeps me blind
Search me inside

Sometimes
I feel like I'm watching
from a cloud

I see
A brand new horizon
In your eyes

But I feel a black sea
Is running (in) my veins

Believe me
I'm struggling
Forever in chains

Don't trust my words
Search me inside
Come for a ride
With me in your pocket
Come shake the dust
Dissolve the rust
That keeps me blind
Search me inside

sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

Pensamento do dia 17/12/2004

"Dize-me o que crês ser e te direi o que não és."
Henri-Frédéric Amiel
http://www.golfinho.com.br/

Diz o Mestre:

Só existe uma coisa importante nas nossas vidas: viver a Lenda Pessoal, a missão que nos foi destinada. Mas acabamos sempre por nos sobrecarregar de ocupações inúteis, que acabam por destruir os nossos sonhos.
(citado por Paulo Coelho em Maktub)

Natal 2004

Mesmo não conhecendo todos os Pnilianos, peço-lhe que lhes transmita a todos Votos de um Feliz Natal e um Novo Ano cheio de sucessos.
E
Serenidade para aceitar as coisas que não podemos mudar
Coragem para mudar aquelas que podemos e
Sabedoria para reconhecer a diferença.

F. A.



quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Convicções

A mais extraordinária notícia que poderia ser publicada no mundo é para mim esta:
- Se quiser, não é preciso procurar, não é preciso fazer nada, nem sequer é preciso fazer esforço nenhum. Não é preciso voltar ao lar porque é impossível partir. O lar está sempre presente, se quiser acreditar.
A mais extraordinária notícia é que nos convenceram depois de muitos anos de culturização que é preciso procurar, que custa esforço e tempo, que é preciso ir a cursos, a médicos, frequentar escolas, pagar a terapeutas e gurús...
Há ou não há escolas, há ou não há gurus, não há terapeutas nem pastores que nos salvem. Tudo depende de si - ou dos outros, se você acreditar nisso.
Talvez que a única verdade no mundo é esta:
- A única Verdade que verdadeiramente funciona são as convicções de cada um! Tudo o que acredita manifestar-se-à a 100%..
Escolha o que quer acreditar. Terá sempre razão!


Experiência corporal

Antigamente escrevi poemas.
Os poemas são feitos de palavras.
Não podemos existir no mundo sem palavras.
Como podemos através das palavras descrever o mundo?
Imagine-se contemplando o infinito à sua frente...
Imagine-se desaparecer nesse infinito...
Imagine o vazio...
Deixe então vir ao de cima a inteligência criativa.
Existência é existir naquele espaço e tempo
onde existe a inteligência criativa do mundo.
No seu corpo.
Morte é cópia.
Existência é assumir a criatividade e realizá-la!
No seu corpo.


O Homem só se realiza quando faz de ponte e une as duas margens. Posted by Hello

Esta foto é uma metáfora. A tua vida tambem.  Posted by Hello

Apender, Crescer, ser Feliz, Significar...

Um dia, ele, depois de muito esperar, decidiu triunfar.
Decidiu não ficar à espera de oportunidades, foi buscá-las.
Decidiu ser Feliz.
Nesse diz, como ele mesmo diz, descobriu que o seu único rival eram as suas debilidades
e que estas debilidades eram bem-vindas.
As suas debilidades eram a única maneira de se superar!
...
Descobriu enfim que o difícil não é chegar ao topo.
Descobriu que o difícil é não ficar parado na escada da vida -
é, aconteça o que acontecer, continuar a subir.
...
E descobriu também que de nada serve a Luz
se não for para iluminar a Humanidade!
...
"Aquele dia decidi mudar tanta coisa...
aprendi que os sonhos são apenas para tranformar-se em realidade.
Desde esse dia que
não durmo para descansar...
agora apenas durmo para sonhar."


E vocês conhecem o seu nome...
É Walt Disney.

Quando estiver voltado para dentro consigo mesmo neste Natal, ou com os seus, com os seus filhos, pode pensar neste homem e sobretudo pensar que cada um de nós tem dentro de si OS MESMOS RECURSOS QUE ELE TINHA.
Pela minha parte vou meditar profundamente sobre isso.
Imagine o que é - que hajam mais a decidir empregar os seus recursos, para o Bem da Humanidade... e que você é um deles!
Um Feliz Natal e um 2005 ainda melhor. Só desejo que não nos limitemos a repetir os votos do ano anterior e se o fizermos que seja a última vez, para que no próximo ano a gente vá ainda mais longe na nossa realização humana.

Digamos com Tony Robbins:

SAY YES!!!

DEFY THE ODDS!
SET A NEW STANDARD!
STEP UP!



Programação NeuroLinguística

Lisboa
Curso básico para Practitioner em 14 dias, dois dias por semana, à quarta e quinta-feira, das 09.00 às 18.30 horas (pelo menos), a partir de 19 de Janeiro.
Reservas: j.f.silva@mail.telepac.pt, tel. 96 653 47 05

Fátima
No Espaço Integral em Fátima, a 15 e 16 de Janeiro, um curso de iniciação à PNL.
A 28 de Janeiro começa um practitioner, à sexta, sábado e domingo. De Janeiro a Maio de 2005 - 15 dias
Informação cursos Fátima: espacointegral@sapo.pt, tel. 91 788 70 86

SINTRA
Em Fevereiro, dois grandiosos dias fundamentais, em horário laboral, introdução à PNL. Daqueles dias em que a nossa vida, a partir daí nunca mais poderá ser a mesma.


(Neste momento decorre em Sintra um curso de 14 dias para practitioners, em Lisboa um curso direccionado para futuros psicólogos terapeutas na área da obesidade e emagrecimento, e dois cursos de 18 dias para Master Practitioner)

Informações, Reservas, Inscrições:
José Figueira 96 653 47 05 j.f.slva@mail.telepac.pt

WE ARE NOT CREATURES OF CIRCUMSTANCE,
WE ARE CREATORS OF CIRCUMSTANCE.
Benjamin Disraeli

"Quem na vida nunca foi louco, nunca foi sábio."
Heinrich Heime
http://www.golfinho.com.br/

quarta-feira, 15 de dezembro de 2004

Colaboração do Brasil, especial para o nosso Blog

ESTRUTURA DA LINGUAGEM

Segundo a Gramática Transformacional de Noam Chomsky, conceitos, idéias e pensamentos, (estruturas profundas) não estão inerentemente ligados a nenhuma forma de linguagem, mas podem ser expressos através de uma variedade de expressões lingüísticas (estruturas superficiais). Por exemplo as palavras casa, house ou chez referem-se ao mesmo conceito mental e aos mesmos dados experienciais. De maneira semelhante as frases o gato caçou o rato e o rato foi caçado pelo gato, referem-se ao mesmo evento, embora a seqüência de palavras seja diferente.

Idéias e pensamentos complexos chegam à superfície como linguagem, depois que uma série de "transformações" os convertem em frases bem formuladas. Estas transformações agem como um tipo de filtro para as nossas experiências profundas. O processo de transformação da estrutura profunda em estrutura superficial (linguagem) é chamado de "derivação".

A ESTRUTURA SUPERFICIAL é o que é falado ou escrito (que foi derivado da estrutura profunda)

A ESTRUTURA PROFUNDA são pensamentos, conceitos idéias (que são a origem e fonte da linguagem)

Os criadores da Programação Neurolingüística-PNL, Bandler e Grinder afirmam que este movimento da estrutura profunda para a estrutura superficial se dá através de processos de omissão, generalização e distorção. Então, alguma informação é necessariamente perdida ou distorcida na transformação ou "derivação" da estrutura profunda para a superficial.

Na linguagem, esses processos ocorrem durante a transição ou tradução da estrutura profunda (imagens mentais, sons sensações e outras representações sensoriais que estão guardadas em nosso sistema nervoso) para a estrutura superficial (palavras, sinais e símbolos que escolhemos para descrever ou representar nossa experiência sensorial primária).

O primeiro modelo da PNL, o Metamodelo de linguaguem, objetiva desfazer as omissões, generalizações e distorções da linguagem. Através de uma série de perguntas ele nos ajuda a conectar a linguagem (estrutura superficial) com a sua origem e o seu significado completo (estrutura profunda).

A PNL amplia a noção de estrutura superficial e estrutura profunda para incluir mais que os processos lingüísticos e as representações. Ela considera como parte da estrutura profunda as experiências sensoriais e emocionais ou "experiência primária". A linguagem é, então, "uma experiência secundária", isto é, uma parte de nosso modelo de mundo que é derivado de nossa experiência primária.

Para compreender e perceber o sentido das palavras e da linguagem que ouvimos ou lemos, fazemos, automaticamente, o movimento contrário, conectando a linguagem (estrutura superficial) com a estrutura profunda (experiência sensorial e emocional, registros, memória etc). Denominamos esse processo de "pesquisa ou busca transderivacional". Assim, as palavras funcionam como âncoras para experiências guardadas na estrutura profunda.

Quanto mais vaga e cheia de omissões, generalizações e distorções for a linguagem, mais pesquisa transderivacional será necessária para sua compreensão.

O segundo modelo da PNL, o Modelo Milton, utiliza, dentre outros padrões, desse padrão de linguagem cheio de omissões, generalizações e distorções. Como a indução do transe hipnótico se dá através do focar e internalizar a atenção, essa linguagem mais vaga funciona muito bem na indução.

Na indução e na hipnoterapia usando o Modelo Milton podemos guiar a experiência interna do cliente sem o risco de choque com a sua experiência sensorial. Podemos denominar esses padrões de linguagem hipnótica de "linguagem de processo" ou linguagem sem conteúdo. O ouvinte vai colocando o conteúdo que ele necessita trabalhar.

Essa é a linguagem ideal para ativarmos buscas e processos inconscientes no cliente. Assim o cliente processa a resolução de seus problemas e conflitos, acessando seus recursos internos para atingir seus objetivos na terapia.

Jairo Mancilha, M.D., Ph.D., Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada e do IMERJ-Instituto Milton Erickson do Rio de Janeiro

http://www.pnl.med.br Tel. (5521) 2551-1032

terça-feira, 14 de dezembro de 2004

OBRIGADO PAULA!

Antes de tomar a decisão de me despedir do meu emprego na Holanda perdendo todas as prerrogativas extras ao nível social e de reformas nesse país, falei há já alguns anos atrás, com a Paula Tomás. A Paula, nesse momento ao serviço duma grande empresa de formação, era talvez a primeira percursora em Portugal da PNL com um curso oficial Internacional de Master Practitioner. Organizava cursos de PNL para empresas com o título de Desenvolvimento Pessoal. Entretanto a Paula mostrou na prática o que a PNL significa para ela – a Paula Tomás resolveu construir a sua própria empresa e realizar o seu sonho.

Compartilhem comigo esta mensagem duma pessoa que estará para sempre no meu coração e faça o que faça estará para sempre ligada às raízes da PNL em Portugal:

José Figueira
Feliz Natal para ti também.
Tenho acompanhado o crescimento da PNL para o qual tens contribuído. Eu neste momento estou com outros objectivos. Lançar uma empresa do zero e fazê-la crescer em três anos não tem sido tarefa fácil. Neste momento já somos cinco consultores. Mas tenho que diversificar pois só com a PNL não poderia estar como estou.
Claro que continuo interessada na PNL, claro que vou fazendo algumas coisas, mas num âmbito diferente. Prefiro inserir a PNL noutras formações com outros nomes e assim conseguir levar pelo menos as técnicas básicas a um maior numero de pessoas.
O tempo que a empresa me ocupa não me permite neste momento dedicar-me apenas à dimensão técnica e a PNL exige tempo.
Como pioneira da PNL em Portugal fico contente pela divulgação que hoje se faz deste modelo.
Mas é preciso continuar este caminho árduo que é convencer os gestores das nossas empresas que a PNL é um conjunto de ferramentas válidas e sérias que possibilitam o aumento da produtividade, do desenvolvimento e da felicidade. "É possível trabalhar e ser feliz" - "pessoas felizes e confiantes fazem a empresa de sucesso" parece ser algo que os gestores ainda não acreditam.
O meu trabalho tem sido levar os gestores a mudarem as suas crenças de forma "soft" e apresentando resultados mensuráveis do sucesso.
Um feliz natal e votos de felicidade e sucesso a todos os que utilizam a PNL para serem mais felizes e contribuírem para o desenvolvimento e felicidade de todos nós.
Bem hajam!
(Se achares interessante publicar no blog esta minha contribuição, podes fazê-lo. Um grande abraço para ti e continua com sucesso o caminho que tens feito.
Paula Tomás)


Crenças ilimitadas

Num livrinho
"Beliefs - Pathways to Health and Well-Being" (1990)
de Robert Dilts, talvez o maior dos mais sérios nomes da PNL no mundo, para além de Bandler e Grinder,
mesmo no fim, abrindo um espaço para notas pessoais do leitor,
R. Dilts cita:
"Aquele que pode ver o que é invisível pode fazer o impossível" (Frank L. Gaines)

Mais uma vez, o que é a PNL?

Dentro de todas as perfeições no ser humano há uma imperfeição básica que a PNL ousa pretender neutralizar. Tem a ver com PARTES.
A perfeição reside no facto de que todos temos dentro de nós os recursos necessários para resolver todos os problemas que queremos resolver.
A imperfeição reside em que muitas vezes não sabemos como aceder aos recursos.
É como se o problema estivesse num directório do nosso cérebro e a resposta noutro directório. E os dois directórios não soubessem como entrar em relação um com o outro.
A PNL unicamente faz isto, desenvolve estruturas com ficheiros para fazer a ligação entre um e o outro – a isso chamamos “chunking lateral". A procura do ficheiro exacto é conhecida em PNL como a “procura transderivacional”.
O resultado da procura transderivacional dá-nos um “recurso”.
O recurso aplicado ao Estado Actual (o problema) leva-nos ao Estado Desejado (a solução).
A PNL é muito simples – o que foi dito acima é um Tratado Completo da PNL.
Tudo o que fazemos em cerca de 400 horas de cursos (practicioner, master, trainer) é só isso. No que me diz respeito ainda me levou muitas, mas mesmo muitas mais horas, a perceber isso. E ainda não percebi nem a milésima parte, estou plenamente consciente disso.
A minha missão é ajudar as pessoas descobrirem isso em muito menos tempo do que eu.

As Partes e o Pecado Original

Segundo o Zohar, comentário rabínico dos textos sagrados, Eva não é a primeira mulher de Adão. Quando Deus criou Adão, ele fê-lo macho e fêmea, depois cortou-o ao meio, chamou a esta nova metade Lilith e deu-a a Adão. Mas Lilith não queria ser oferecida, tornar-se desigual, inferior.
Lilith não se conformou com a submissão ao homem. Todas as vezes que faziam sexo, Lilith mostrava-se inconformada em ter de ficar por baixo de Adão. Indagava: "Por que devo deitar-me por baixo de ti? Também fui feita de pó e por isso sou tua igual."
No Talmude, Lilith é descrita como a primeira mulher de Adão. Reivindicou a igualdade em relação ao marido, deixando-o "a ferver de cólera". Lilith queria liberdade de agir, de escolher e decidir, queria os mesmos direitos.
Mas Adão recusava-se a inverter as posições, acreditando que existia uma "Ordem" que não podia ser transgredida. Lilith deve submeter-se pois esta é, segundo Adão, a condição do equilíbrio pre-estabelecido.
Vendo que não conseguiria com o companheiro a condição de igualdade, Lilith revolta-se e vai-se embora - é o momento em que o Sol se despede e a noite começa a descer o seu manto de escuridão soturna e Lilith voa rumo ao mar vermelho, lá onde habitam os demónios e espíritos malignos, segundo a tradição hebraica. É um lugar maldito, o que prova que Lilith se afirmou como um demônio, e é o seu caráter demoníaco que leva a mulher a contrariar o homem e a questionar o seu poder.
Adão sente a dor do abandono; entorpecido por um sono profundo, amedrontado pelas trevas da noite, ele sente o fim de todas as coisas boas.
Alguns escritos contam que Adão queixou-se a Deus sobre a fuga de Lilith. Para compensar a tristeza de Adão, Deus resolveu criar Eva.
E foi assim que Deus tomou uma costela de Adão e criou Eva, mulher submissa, dócil, inferior perante o homem. A mulher feita a partir de um fragmento de Adão, obediente e respeitosa. Assim nasceu Eva, a Mãe de toda Humanidade.
Adaptado de:
http://geocities.yahoo.com.br/tamis_br/lilith.htm

segunda-feira, 13 de dezembro de 2004

A cada dia que passa



"A cada dia que passa mais me
convenço de que o desperdício da vida
está no Amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca
e que esquivando-se do sofrimento
podemos perder também a Felicidade.
A Dor é Inevitável -
O Sofrimento é Opcional."
(Carlos Drumond de Andrade)

domingo, 12 de dezembro de 2004

Estratégias em PNL

A PNL utiliza a idéia de estratégia de forma especial. Estratégia em PNL, não tem o significado usual de plano bem elaborado... Estratégias são pura e simplesmente como fazemos o que fazemos para alcançar resultados.
E estamos sempre sempre a alcançar resultados. Às vezes nem sempre o que desejamos.
Estamos sempre a aplicar estratégias.
Se não conseguimos o que pretendemos é importante investigar como fazemos isso de não atingir o que queremos para poder transformar a estratégia.
Se conseguimos resultados excelentes então empregamos uma estratégia interessante para ser "modelada".

A Golfinho do Brasil oferece-nos este pensamento:

"Se consegui enxergar mais longe, é porque procurei ver acima dos ombros dos gigantes."
Isaac Newton

A Máquina do Tempo

O que na física continua a ser ficção científica é na psicologia uma velharia.
A viagem no tempo é uma banalidade e existe desde que existe o ser humano.
O ser humano possui desde os primórdios uma máquina do tempo que lhe permite ressignificar o passado e implantar o futuro. Todos nós fazemos isso. A PNL ajuda a tornar consciente esse processo inconsciente para o tornar ainda mais funcional. Permite-lhe um passo definitivo no controle da vida e na realização prática da felicidade.

sábado, 11 de dezembro de 2004

Indução ericksoniana

De noite, quando dormes, podes sonhar.
E nos sonhos podes ouvir,
Olhas, movimentas-te,
Tens toda a espécie de experiências.
E uma parte daquela experiência
É o esquecimento... do sonho, depois de teres acordado.
A experiência do esquecimento... é, em si mesma,
Uma experiência
Que ninguém estranha.
Agora, com tudo aquilo que trazes contigo,
Terás toda a espécie de perguntas sobre diversas coisas.
Não sabes verdadeiramente que perguntas são.
Não conhecerás algumas perguntas até que elas estejam meio respondidas.
E as respostas,
Às vezes parecem ser uma coisa,
E no fim de contas são outra.

MILTON ERICKSON

Pensamento da noite

"O pensamento só começa com a dúvida."
Roger Martin du Gard
Do livro: Rumo à Solução - Stewart Levine - Editora Cultrix

O que tens mandado?

Um homem muito rico morreu e foi recebido no céu.
O anjo guardião levou-o por várias alamedas e foi- lhe mostrando as moradias.
Passaram por uma linda casa com belos jardins.
O homem perguntou:
- Quem mora aí?
- É o Raimundo, o seu motorista que morreu no ano passado.
O homem ficou pensando: "Puxa! O Raimundo tem uma casa dessas! Aqui deve ser muito bom!".
Logo a seguir, surgiu uma outra casa ainda mais bonita:
- E aqui, quem mora?
- Aqui é a casa da Rosalina, aquela que foi sua cozinheira.
O homem ficou imaginando que, tendo seus empregados magníficas residências, sua morada deveria ser, no mínimo, um palácio. Estava ansioso por vê-la. Nisso, o anjo parou diante de um barraco construído com tábuas e disse:
- Esta é a sua casa!
O homem ficou indignado!
- Como é possível? Vocês sabem construir coisa muito melhor!!!
- Sabemos, respondeu o anjo, mas nós construímos apenas a casa. O material é selecionado e enviado por vocês mesmos.
- Você só enviou isso!
Cada gesto de amor e partilha é um tijolo com o qual construímos a eternidade.
Tudo se decide por aqui mesmo, nas escolhas e atitudes de cada dia.

O que tens mandado?

sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

Do Outro Lado da Bata

Daniel Serrão, escreve no prefácio do livro "Do Outro Lado da Bata", da Dra. Teresa Mota, brevemente Master practitioner na Arte e Ciência da PNL:

Precisei de chegar aos setente e seis anos para ter a felicidade de ler estes textos e coincidir, ponto por ponto, com a sua vivência pessoal, a vivência de uma rica experiência clínica.
Não consigo destacar nenhum dos textos, porque em todos eles se revela uma sensibilidade de veludo, muito bela, que nos apetece acariciar com mãos cuidadosas. "Do Outro Lado da Bata" está uma pessoa tão lúcida e tão sensível, como só uma mulher o pode ser. Mas sendo, ainda mais, médica e mãe, essa mulher pode atingir, com uma sete de amor bem dirigida, o coração dos outros.
Dos que a lerem, neste livro, seguramente.

"Do Outro Lado da Bata", Teresa Gomes Mota,
edição Bico de Lacre, ISBN 972-796-145-2

quinta-feira, 9 de dezembro de 2004

Pensamento

A PNL é um aglomerado de técnicas e posições perceptivas. A melhor definição de PNL é para mim:
E...
E....
E.......
E..........
etc.

Pensamento (1)

"Transforme o mundo, comece por si". Ora isso é verdade, claro.
E mudando a sociedade ocorrem por vezes transformações sociais que fazem as gentes progredirem num ápice o que, sem essas transformações, levaria décadas.

Pensamento (2)

Terapeutas e outros divulgaram no mundo uma convicção que se tornou crença: que para resolver um problema actual é preciso resolver e superar o passado. Ora o nosso futuro pode muito bem estar unicamente dependente da nossa decisão no presente.

Pensamentos (3)

O conhecimento do passado oferece-nos a sabedoria e os recursos necessários para no presente realizarmos o futuro

...e se for verdade?...

" Os problemas que os seres humanos têm na sua vida diária são o resultado de desajustes que fomos incapazes de solucionar no passado"
"Não é mudando a sociedade que se arranjam as coisas, mas sim mudando algumas coisas em nós próprios. Quando conseguimos isso, automaticamente se modifica a sociedade. Toda mudança interior repercute no exterior, porque o de adentro é igual ao de fora."
O que é que que temos de mudar no interior?
A resposta está no passado.
Cada um precisa de investigar e descobrir quais são os problemas que não conseguiu solucionar nas vidas anteriores e superá-los nesta. Se não o fizesse manteria laços com o passado que mais tarde ou mais cedo se convertiriam em pesadas correntes que o impediriam de realizar a missão que lhe corresponde.
" O conhecimento do passado é o caminho para libertar estas amarras e cumprir com a sua missão, a sua única, intransferível missão individual."

" As atracções e os rechaços têm que ver com a "lei do Karma" e não com o nosso valor como seres humanos. O "Ego" sofre se alguém nos rechaça, mas se superarmos isto por meio do conhecimento, vamos dar-nos conta que foi ocasionado por nós próprios ao quebrar a "lei do Amor", e que a única maneira de restablecer o equilíbrio é através do Amor."

" A Lei do Amor " de Laura Esquivel"

quarta-feira, 8 de dezembro de 2004

Mais um pensamento do dia da Golfinho (PNL-BRASIL)

"Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade."
Albert Einstein

O Segredo do Desejo

Numa das noites mais delirantes da minha vida, senti um vento nem frio nem quente, um vento sem ter mesmo o sentir do vento, e encontrei-me inesperadamente na presença dos Deuses.
Apesar de estupefacto, e ainda hoje me surpreendo disso, dirigi-me aos Deuses de cabeça levantada embora no meu coração houvesse uma humildade infinita. Aproveitei esta ocasião de que poucos humanos se podem regozijar e disse:
- Os seres da terra são máquinas esquizofrénicas delirantes de desejo; expliquem-me então ó Deuses, o que é que os seres da terra procuram, qual é o verdadeiro Nome do Desejo?
O que aconteceu a seguir não me espantou, que ousadia a minha! Não esperava resposta embora no fundo desejasse um milagre.
Os Deuses voltaram-se para dentro. E por momentos pensei mesmo que nunca obteria uma resposta. Mas então, surpresa das surpresas que faria estarrecer qualquer humano, houve um Deus, com um sorriso infinito, envolto numa auréola de Luz Branca, que com um olhar infinitamente compreensivo, se dirigiu a mim e disse:
- Por agora só te posso dizer isto: o Nome do Desejo é este - VOLTAR A CASA!

PNL no Brasil

Golfinho - Informativo de PNL - programação neurolingüística
http://www.golfinho.com.br/ ou
http://www.pnlbrasil.com.br

Conheça também os sites:
http://www.metas.com.br
http://www.metaforas.com.br

terça-feira, 7 de dezembro de 2004

Pnliano ou não, não importa

Têm acesso a este blogger todos os practitioners ou frequentadores dum practitioner em Portugal.
Mas se tem algo que queira transmitir que seja importante para si ou que acha seja importante para outros, ser ou não pnliano não significa absolutamente nada. Importante é essa sua intenção de crescer e contribuir mesmo por muito pouco que seja para tornar este mundo melhor... para si, para os seus filhos e filhas... para os filhos e filhas dos seus filhos e das suas filhas...
Envie a sua mensagem para publicação (j.f.silva@mail.telepac.pt).
Oficialmente é-se pnliano depois dum curso.
Mas felizmente o mundo está cheio deles e nem sequer ouviram falar de PNL...

Prognósticos

Quando no circuíto tradicional se fala de que a cura é longa, ela será na verdade longa. Isso não se deve necessàriamente às características da doença, mas geralmente à convicção de que a cura será longa. Junte-se a convicção limitadora à imagem de autoridade do especialista e o "advinhador" terá finalmente razão.

Pensamento do dia 7/12/2004

"A recordação da felicidade, já não é felicidade; a recordação da dor ainda é dor."
George Byron
http://www.golfinho.com.br/

PNL e Vendas

Um amigo meu enviou-me um e-mail contando-me duma empresa que dá cursos de PNL para vendas. O tema do e-mail : Vem aí a concorrência!
Ora era bom que fosse assim, que houvesse concorrência. PNL para vendas nunca foi concorrência séria. E é pena.
Eis a minha resposta ao meu amigo:

Venha ela a concorrência.
Significa que temos um bom produto!

Não há concorrência.
Embora coisas da PNL sejam empregues por toda a parte a torto e a direito, a PNL só pode ser empregue em vendas para produtos de superior qualidade e com absoluto respeito pelo cliente e para satisfazer profundamente e a longo prazo as suas necessidades mais profundas e verdadeiras. Se não, não funciona.
Tudo o que seja para aumentar o nosso poder de persuadir o outro unicamente em nosso proveito, como às vezes se pensa em vendas, acaba por se desmoronar. E é bom assim.
Tenho tido gente que já fez cursos de PNL para vendas - para vir a descobrir que a PNL é outra coisa.
Claro que se aplica a vendas como se pode aplicar a todas as actividades em que se fala de comunicação.

O importante não é a PNL - é o nosso engajamento com a verdade em nós próprios e como a nossa verdade se encontra com a verdade no outro para construir um mundo melhor. Se a PNL for empregue nesta VENDA, então estamos no bom caminho.

Sobre o Céu e o Inferno

A descoberta da estrutura de como organizamos a nossa experiência permite-nos, se quisermos, contruir para nós o Céu ou o Inferno.
Para construir o Inferno empregamos as mesmas leis internas do funcionamento da mente, simplesmente estamos geralmente inconscientes disso.
A consciencia dos processos, leva-nos em geral, à realização do Bem.

Artistas ou não

A maior limitação é uma crença limitadora. É a crença de que há acontecimentos desagradáveis. E se tem esta crença, tudo o que possa acontecer o confirmará.
Ora a questão é que não há acontecimentos agradáveis nem desagradáveis em si. É só Você que os faz!
É sempre a sua escolha.
Pode revoltar-se contra este axioma ou não. É a sua escolha.
O significado depende da maneira de como o "pinta".
Ora nós podemos "pintar" tudo da maneira que quisermos.
É aqui que reside a nossa grandeza. Tornarmo-nos vítimas dos acontecimentos externos é neutralizar a nossa grandeza de Artistas da Vida.


O agradável e desagradável nas nossas mãos

Possivelmente a maior contribuição de Bandler e Grinder e a explicação do aparecimento e sucesso da PNL foi a concentração na forma, em vez do conteúdo.
As pessoas armazenam no cérebro tudo o que vêm, ouvem, sentem. Ora não é o conteúdo que dá significado às coisas, mas a vorma pela qual as pessoas armazenam as vivências que faz a diferença - o tamanho, a cor, o brilho, a localização, o som, a temperatura, etc.. O que faz a diferença entre o agradável e o desagradável não reside no acontecimento, mas na maneira como a mente omite, generaliza e distorse o acontecimento, o qual será armazenado na imaginação com características próprias.
Na verdade isso torna muito fácil o acesso ao controle da maneira como nos queremos sentir - finalmente sabemos como fazer isso: é transformar a forma como amazenamos as nossas recordações.

Eu, o outro e a metáfora

Encontrar o outro é rever-se na sua metáfora.
Para isso é preciso estar aberto - ver o que o outro vê, ouvir o que o outro ouve, sentir o que o outro sente...
No bosque as árvores crescem e à medida que crescem as raízes tornam-se fortes. Nós não vemos as raízes, mas elas aproximam-se cada vez mais e mais umas das outras... e por fim, abraçam-se.

sábado, 4 de dezembro de 2004

sexta-feira, 3 de dezembro de 2004

Curso a 9 e 10 de Dezembro

Vai decorrer nos dias 9 e 10 de Dezembro, das 9h às 18h, em local ainda a confirmar, uma formação básica em Programação NeuroLinguística, especialmente destinada (mas não exclusiva) a profissionais e colaboradores da Clinica Transform.Caso queira participar nesta formação, agradeço a sua confirmação para José Figueira (o formador) j.f.silva@mail.telepac.pt de forma a receber informações mais detalhadas sobre o curso. Julgamos que este curso pode abrir novas perspectivas para um futuro pessoal e profissional mais atraente e será com certeza uma forma de criar espírito de equipa entre os colaboradores da Transform.
Até breve!
Teresa Mota

quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

Fazer a diferença

A maior parte das pessoas escolhem o fim do ano para expressarem os desejos que querem realizar no próximo ano... para no próximo ano estabelecerem novamente os mesmos desejos para realizar... no próximo ano!
No próximo fim-de-semana em Sintra, transforme os seus desejos em objectivos aprendendo a utilizar melhor as ferramentas que tem dentro de si.
(j.f.silva@mail.telepac.pt)